28/06/2013 11h43 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

Contures: MTur debate diretrizes da segunda fase dos programas de Regionalização do Turismo e Viaja Mais Melhor Idade

Os membros do Conselho Estadual de Turismo (Contures) conheceram nesta quinta-feira (27), a segunda etapa do Programa de Regionalização do Turismo e do Viaja Mais Melhor Idade. Este é um trabalho que o Ministério do Turismo (MTur) está fazendo em todos os estados.

A apresentação foi feita pelo representante do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo (MTur), Philippe Figueiredo, na 40ª Reunião Ordinária do Contures, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES).

O representante do MTur destacou as diretrizes, metas e ações novo Plano Nacional do Turismo (PNT), que será lançado em breve. "Este é o terceiro PNT elaborado no Brasil e o Programa de Regionalização é fundamental para a implementação das políticas públicas do turismo no país. A visão de futuro do Plano é tornar o Brasil uma das três maiores economias turísticas do mundo até 2022", explicou Philippe Figueiredo.

Em seguida, ele apresentou as linhas gerais da nova etapa do Programa Viaja Mais Melhor Idade, que tem previsão de lançamento oficial para agosto deste ano. O programa visa promover a inclusão social de idosos acima de 60 anos, aposentados e pensionistas, proporcionando-lhes a oportunidade de viajar e usufruir de descontos e vantagens exclusivas.

"Nesta nova etapa, o programa está mais flexível, visando facilitar a vida dos empresários do setor e dos beneficiários. Ele foi ampliado e está aberto a todos os municípios brasileiros e agora também permite a compra direta, em qualquer empresa cadastrada, com garantia também de pelo menos um acompanhante usufruindo das mesmas condições", comemora Philippe.

Para o secretário do Turismo Alexandre Passos as informações repassadas pelo MTur são muito esclarecedoras e devem preparar os empresários que trabalham no setor no Espírito Santo para tirar o máximo de proveito desses programas. "Com isso, poderemos ampliar o nosso campo de ação, qualificar e direcionar o atendimento para públicos específicos, como é o caso do idoso, e consequentemente aumentar o fluxo turístico no Estado", finalizou Alexandre.

Contures

O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br