24/07/2012 08h48 - Atualizado em 27/01/2016 15h54

Contures se reúne em Domingos Martins

Como forma de prestigiar o XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, a 37ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo foi realizada nesta sexta-feira (20), das 15 às 18 horas, no Clube Recreativo Campinho, na sede do município. Em seguida, os conselheiros participaram do evento.

Na pauta, a aprovação da ata da reunião anterior, apresentação sobre o andamento de projetos para o turismo pelo presidente do Conselho, secretário de Estado do Turismo (Setur) Alexandre Passos; apresentação de proposta de avaliação dos municípios do Espírito Santo; apresentação dos resultados do 8º Salão de Turismo e 3º Salão do Artesanato (Expotur 2012); projeto da Rua de Lazer no Triângulo das Bermudas; e implantação do portal de turismo, cultura e lazer SouES.

Alexandre Passos falou sobre os cinco programas e projetos de fomento do turismo que tiveram assinatura na última terça-feira (17): Sinalização Turística, Qualifica ES, Viaja Espírito Santo Jovem, Diagnóstico da Economia do Turismo na Região Metropolitana e Plano de Marketing Turístico.

O secretário também informou aos conselheiros sobre a campanha de publicidade do Espírito Santo, que já tem a aprovação do governador Renato Casagrande e do superintendente estadual de Comunicação Ronaldo Carneiro, que deve começar a ser veiculada partir de setembro deste ano.

Além disso, o presidente do Conselho também falou sobre o andamento de projetos de infraestrutura, em especial dos Centros de Eventos das Montanhas e de Vitória.
A técnica da Setur Joyce Coelho, apresentou o trabalho de avaliação que a Gerência de Gestão do Turismo da Setur está realizando nas 10 Regiões Turísticas, com o objetivo de medir o nível de organização e identificar as prioridades nos municípios.

Os técnicos estão avaliando vários aspectos como organização municipal, infraestrutura turística, mercado turístico. São 32 itens, que seguem critérios, definidos com base no Programa de Regionalização do Turismo do MTur. O método de avaliação deve começar a ser aplicado a partir de outubro deste ano, com a compilaçao e análise das informações e classificação da cidades.

Em seguida o representante da Win Central de Eventos, Claudio Cardoso apresentou os resultados do Expotur 2012, realizado de 25 a 27 de maio. Instalado numa área de 5 mil metros quadrados, na Praça do Papa, com 108 estandes, o Expotur foi considerado um sucesso pelos organizadores. Além de um público de 28.946 pessoas, foram gerados 553 empregos diretos e indiretos, movimentação de R$ 12,2 milhões em volume total de negócios, entre muitos outros avanços.

Uma iniciativa da Maely Publicidade, que criou a unidade digital da empresa, foi feita a apresentação do site SouES, com o objetivo de resgatar a autoestima do capixaba através da valorização do turismo, da cultura e do lazer no Espírito Santo. A proposta do portal é concentrar todas as informações turísticas e culturais do Estado num só lugar. O portal será lançado no dia 26 de julho, às 19 horas, no auditório do Palácio do Café, na Enseada do Suá.

A Prefeitura de Vitória também apresentou o projeto da Rua de Lazer para o Triângulo das Bermudas, com proposta de elevação da rua e diminuição do tráfego de veículos para aumentar o espaço de estacionamento, incluindo calçada nivelada, na qual durante o dia será possível o fluxo de veículos e à noite (de 22 às 06 horas) terá o trânsito interrompido, garantindo o acesso aos proprietários do local às suas garagens. O projeto prevê adequação da calçada às normas de  acessibilidade e está sendo discutido com a comunidade local.

Contures

O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas.

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Setur