30/04/2013 12h57 - Atualizado em 27/01/2016 16h09

Contures: secretário anuncia projeto de revitalização do Parque da Prainha

foto: Asscom/Setur
O secretário surpreendeu o prefeito de Vila Velha com o anúncio de que o Governo do Estado assumirá as obras de revitalização da Prainha.

O secretário Alexandre Passos anunciou, nesta segunda-feira (29), durante a 39ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (Contures), várias novidades para 2013, entre elas grandes projetos turísticos que serão desenvolvidos pelo Governo do Estado, com a coordenação da Secretaria do Turismo (Setur). Essa foi a primeira reunião do Conselho realizada este ano.

Logo na abertura do evento, realizado no Hostess Hotel, na Praia da Costa, em Vila Velha, o presidente do Contures surpreendeu o anfitrião, o prefeito Rodney Miranda, com a notícia de que o governador Renato Casagrande autorizou  que seja encaminhado o processo de revitalização da Parque da Prainha, em Vila Velha.

A revitalização da Prainha já tem projeto básico elaborado pelo arquiteto Sandro Pretti há alguns anos. "O Governo do Estado vai viabilizar o projeto executivo e a obra, que ficará a cargo do Iopes (Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo)", garantiu Alexandre Passos.

Além disso, o secretário também informou sobre o andamento das obras de revitalização da orla do Canal de Guarapari, resultado de um convênio de R$ 35 milhões entre a Setur e a Caixa Econômica, com recursos do Ministério do Turismo; e do Centro de Eventos de Vitória, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, com previsão de custo na ordem de R$ 115 milhões. "O projeto executivo já foi concluído e agora está na fase de conclusão orçamentária, com licitação prevista para o início do próximo semestre", destacou Alexandre.

Outra obra de infraestrutura muito importante é a sinalização dos atrativos turísticos para todo o Estado. "Investiremos R$ 6 milhões este ano, o que também já foi autorizado pelo governador. Isso fora os recursos provenientes de duas emendas parlamentares em torno de R$ 900 mil", comemorou.

Qualificação

O presidente do Contures também apresentou os números dos programas de qualificação da Setur. Em 2013, o Qualifica ES Turismo vai beneficiar 3.522 pessoas em 145 turmas, com a oferta de cursos de Excelência na receptividade ao turista, garçom, camareira, cerimonial e protocolo para eventos, Organização de eventos sociais, inglês instrumental, boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, comidas de botequim, técnicas de guiamento em atrativos naturais, café colonial, básico de vinhos, e cozinha italiana. O programa é resultado de um convênio entre a Setur e o Senac, e é desenvolvido pelas Prefeituras.

Já o programa Viaja Espírito Santo Jovem, uma parceria entre a Setur e a Abav, atingindo 1.360 alunos de 17 escolas da rede pública estadual, que terão a oportunidade de aprender sobre os atrativos turísticos e viajar pelo Espírito Santo. Outro programa importante e que acaba de ser finalizado é o Aventura Segura, que, em parceria com a Abeta, qualificou  e garantiu a certificação de 11 empresas do segmento de turismo de aventura e ecoturismo.

foto: Asscom/Setur
Foram apresentados vários projetos e ações para 2013.

Também foram apresentados aos membros do Contures o Relatório do Núcleo de Estudos e Informações Turísticas (NEIT), da Matriz de Regionalização, o andamento da pesquisa da economia do turismo na Região Metropolitana (Setur/Fapes) e os detalhes e novidades do 8º Salão do Turismo e 4º Salão do Artesanato - Expotur 2013.

Além disso, o secretário informou sobre as ações de promoção e divulgação da Gerência de Marketing Turístico, destacando a continuidade da campanha institucional Descubra o Espírito Santo, com veiculação nacional nas revistas de bordo e nas emissoras de tevê.

Ao final da reunião foram aprovadas algumas adequações do Regimento Interno do Contures, e também realizada a eleição do novo vice-presidente do Conselho, Valdeir Nunes (China), escolhido por aclamação dos conselheiros.

Contures

O Contures é um órgão colegiado de caráter consultivo, criado pelo Decreto nº 2026-S de 22 de outubro de 2003, em nível de direção superior, integrante da estrutura organizacional da Setur. É constituído por 45 membros representantes da sociedade civil, da cadeia produtiva do turismo, do Ministério do Turismo, da Assembleia Legislativa e da administração pública municipal, por meio das regiões turísticas.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br