29/05/2014 11h46 - Atualizado em 28/01/2016 08h41

Copa 2014: australianos chegam ao Espírito Santo em clima de festa

foto: Thiago Guimarães/Secom
Jogadores da Seleção Australiana chegaram em Vitória treinar para a Copa 2014.

A seleção australiana chegou na noite desta quarta-feira (29) em Vitória em clima de festa e o Governo do Estado não poupou esforços para receber bem os jogadores - os socceroos. A equipe foi recebida no Hotel Ilha do Boi, onde está hospedada, por autoridades, jornalistas e torcedores. O governador Renato Casagrande deu as boas-vindas aos integrantes da seleção na entrada do hotel.

Também participaram da comitiva do governador as secretárias de Estado do Turismo, Diomedes Berger, e de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, além dos prefeitos de Vitória Luciano Rezende e de Cariacica Juninho, e o presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo Marcus Vicente, entre outras autoridades.

Após 22 horas de viagem, assim que desceram do ônibus os integrantes da delegação australiana seguiram direto para os quartos do hotel. O técnico Ange Postecoglou e o capitão do time, Mile Jedinak, no entanto, ficaram para receber as homenagens do governador e sua comitiva.

O governador presenteou os representantes da seleção com duas bandeiras - uma do Espírito Santo e outra do Brasil -, material turístico e informativo sobre o Estado e um suvenir "Descubra o ES", que faz menção às belezas e atrativos turísticos capixabas e recentemente recebeu o Prêmio Colunistas, como uma das melhores peças promocionais.

Turismo

Nas emissoras de TV da Austrália não faltam elogios ao estilo de vida dos capixabas e às belezas da cidade. O canal 9News divulgou na terça-feira (27) uma matéria falando sobre Vitória, com vistas aéreas da ilha e destacando os principais atrativos turísticos da cidade e seu entorno, entre eles a Terceira Ponte, a Praia de Camburi, Curva da Jurema, o Santuário de São Pedro, a Ponte da Passagem e o Convento da Penha. Confira o vídeo com a matéria (em inglês) aqui.

A expectativa da Secretaria de Estado do Turismo, levando em conta a projeção do Ministério do Turismo, é de que cerca de cinco mil turistas internacionais e brasileiros sejam atraídos pelas duas seleções - Camarões e Austrália - durante todo o período em que os jogadores estiverem por aqui.

ES na Copa

O Espírito Santo está recebendo as seleções de Austrália e Camarões para o período de treinamento que antecede a Copa do Mundo Fifa 2014. A delegação da Austrália está hospedada no Hotel Senac e os treinos serão realizados na Arena Unimed/Sicoob. Já a equipe de Camarões ficará no Sheraton Hotel e treinará no Estádio Kleber Andrade.

Segundo o dirigente da Federação Australiana de Futebol, David Gallop, a opção por Vitória se deve a fatores como o clima mais parecido com o de Sidney, a facilidade de deslocamento entre o hotel e o local de treino, a ótima infraestrutura hoteleira da cidade, e os bons índices de desenvolvimento humano que a Capital capixaba oferece.

Ações da Setur

Com as duas seleções treinando em terras capixabas a expectativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é que o Espírito Santo receba cerca de cinco mil turistas. Para melhor receber esses turistas a Setur desenvolveu ações especiais para o período.

Foram realizadas ações de marketing de padronização de folheteria, mapas e guias; a ampliação nos Serviços de Atendimento ao Turista (SATs) mantidos pela Setur no aeroporto, rodoviária e estação ferroviária, e nos demais postos das prefeituras; oferta de cursos de qualificação em inglês, de atualização de atrativos turísticos e qualidade no atendimento ao turista para taxistas, garçons e guias de turismo, e também para policiais e guardas de trânsito.

Além disso, a Setur realizou várias reuniões com os representantes do setor de bares, restaurantes e outros comerciantes para sensibilização da necessidade de fazer um esquema especial de atendimento durante o período, especialmente aos domingos.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br