22/05/2013 09h19 - Atualizado em 27/01/2016 16h10

Corpus Christi: Castelo comemora 50 anos de confecção dos tradicionais tapetes

Considerado o segundo maior evento religioso do Espírito Santo, a tradicional festa de Corpus Christi de Castelo também já desponta como uma das maiores do Brasil neste segmento e comemora a sua 50ª Edição nesse ano.
A montagem dos tapetes começará nesta quarta (29), às 18 horas, em vários pontos da cidade. A quinta-feira (30) será marcada por missas, a partir das 7 horas, e procissão de encerramento, às 17h30.

Realizada pela Igreja Católica, a festa de Corpus Christi cresce a cada ano e chega à 50ª edição firmando-se como roteiro turístico do segmento religioso. A cidade comemora a data de maneira muito especial, ornamentando 1,5 quilômetro de ruas com imensos tapetes de flores, pedras, palha de café, de arroz e diversos outros materiais.
A novidade deste ano é o lançamento do livro que resgata a história dos 50 anos da construção dos tapetes de Corpus Christi, "Manifestação da Fé e da Expressão Artística", da castelense Joelma Celli, que ocorre na quinta-feira (30), às 15h.

História

Desde que se tornou sede da Paróquia de Nossa Senhora, dirigida pelos padres agostinianos, começaram a ser erguidos altares em determinados pontos do município. Cobriam-se as ruas com folhas de árvores e as janelas das casas ostentavam toalhas de renda, bordados, jarras de flores e tapeçarias, enfeitando a passagem da procissão de Corpus Christi.

A mobilização da comunidade começa alguns meses antes da festa. Criam-se desenhos e é feito o levantamento do material a ser utilizado na confecção dos tapetes. Não importa a idade, todos colaboram e participam. A igreja, a Coordenação da festa e a Prefeitura Municipal de Castelo fornecem suporte para o trabalho.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média. Fazem parte da lembrança da data missas, procissões e adoração ao Santíssimo Sacramento. No calendário cristão, quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.

Década de 1950
Em Castelo, no fim da década de 1950 já era costume erguer altares em determinados pontos de Castelo. As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda (ou bordadas), jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.

No início da década de 1960, uma freira que vivia na cidade, Zuleide Vicência, com ajuda dos fiéis, inovou e confeccionou um pequeno tapete com motivos geográficos junto ao altar em frente à capela de  Nossa Senhora das Graças, da Santa Casa de Misericórdia.

Em 1964, com o apoio do Frei José Oséas, vigário da Paróquia, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. Em 1965, algumas outras ruas foram enfeitadas e percorridas em procissão. Com isto, a festa ganhou notoriedade.

Das folhas secas de mangueira usadas inicialmente, novos produtos foram sendo acrescentados, entre eles terra vermelha, flores e palha de café e arroz, pedras granuladas ou moídas, brancas ou coloridas, borra de café, ramos picados de ciprestes, pó de serra tingido (ou natural), pó de pneus, cal, tampinhas de garrafas PET, bolas de gude e muitos outros.

Na véspera, os moradores passam a noite confeccionando os tapetes, à espera dos turistas que prestigiam esta grande festa da fé. No ano passado, aproximadamente 65 mil turistas compareceram ao município.

Turismo religioso

Em julho de 2011, o Ministério do Turismo publicou a Portaria nº 125, que busca incentivar o turismo religioso no Brasil, reconhecendo que este setor movimenta a economia, gerando emprego e renda, consolidando municípios como destinos turísticos.  Ao lado de grandes eventos e roteiros do segmento, como a Festa da Penha e o Passos de Anchieta, a Festa de Corpus Christi em Castelo insere o Espírito Santo cada vez mais na rota do turismo religioso do País.

Serviço:
PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE CORPUS CHISTI
26 de maio (Domingo)
6h50: Caminhada da Fé - Saída da Praça Três Irmãos

27 de maio (Segunda-feira)
19h - Missa na Capela da Santa Casa e homenagem a Irmã Zuleide.

28 de maio (Terça-feira)
19h - Missa de envio dos trabalhos - Igreja Matriz

29 de maio (quarta-feira)
18h- Início da confecção dos Tapetes e Passadeiras
19h- Abertura da Praça de Alimentação;
*Abertura das feiras;
*Abertura da exposição no Centro Cultural e Turístico;
-Retrospectiva de Corpus Christ;
- Exposição *Estação Castello*
- Abertura da sala de vídeo "Conheça Castelo??
20h- Apresentação da Corporação Musical Lira Castelense - "Praça Três Irmãos";
21h- Show de MPB - "Praça Três Irmãos".
30 de maio (Quinta-feira)
07h- Missa da família
09h- Missa da Catequese e da Infância e Adolescência Missionária
10h30- Missa dos jovens
11h- Apresentações Culturais - "Praça três Irmãos"
12h- Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Dário Campos O.F.M
15h - Lançamento do livro comemorativo do cinquentenário de confecção dos tapetes de Corpus Christi em Castelo. Local: Matriz Nossa Senha da Penha.
16h- Missa campal
17h30- Procissão Santíssimo Sacramento.
18h30- Encerramento
19h30- Show Pirotécnico

31 de maio (Sexta-feira)
21h- Show com ROSA DE SARON no Centro de Esportes e Eventos Cícero Correia de Lima e Filho - Castelão

01 de junho (Sábado)
21h- Shows no Centro de Esportes e Eventos Cícero Correia de Lima e Filho - Castelão

02 de Junho (Domingo)
05h- Alvorada com a Corporação Musica Lira Castelense.
11h- Abertura da Rua de Lazer no Centro de Esporte e Eventos Cícero Correia de Lima Filho- Castelão
13h- Animação com personagens infantis
17h- Encerramento da programação