18/06/2014 13h48 - Atualizado em 28/01/2016 08h42

Corpus Christi: festa de Castelo terá transmissão online e mais de três mil voluntários

foto: Prefeitura de Castelo
Os tapetes da festa de Corpus Christi em Castelo são famosos em todo o país.

A 51ª Festa de Corpus Christi de Castelo começa nesta quarta-feira (18). Conhecida nacionalmente pela tradição e beleza dos seus tapetes, a festa tem o seu ponto alto na quinta-feira (19), quando ocorrem os eventos religiosos, como as missas e a procissão de adoração ao Santíssimo Sacramento. O evento é promovido pela Prefeitura de Castelo e conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

A Festa de Corpus Christi de Castelo contará com uma inovação importante: os acontecimentos que começam na noite desta quarta-feira (18) e terminam no fim da missa campal no início da noite de quinta-feira (19) terão transmissão online, ao vivo, pela Internet.

A iniciativa é de um grupo de 20 jovens estudantes do ensino médio da escola pública estadual João Bley que participam do Projeto "Atitude JB" desde 2009. Serão 15 horas de transmissão, realizada pelo grupo "Jovens de Atitude João Bley". Basta que o internauta acesse o endereço eletrônico: www.atitudejb.com, que estará também disponível no site da Prefeitura de Castelo: www.castelo.es.gov.br.

A iniciativa do grupo da escola João Bley vai permitir que as pessoas acompanhem praticamente todos os momentos da festa, utilizando a Internet, de onde estiverem.

Voluntários

A 51ª Festa de Corpus Christi de Castelo vai contar com a ajuda de mais de três mil voluntários de todas as idades, desde crianças até idosos, na confecção dos 1,5 km de tapetes. Esse evento se resulta na maior e mais antiga festa de Corpus Christi do Espírito Santo e uma das dez maiores manifestações religiosas do país, que espera para 2014, a visita de aproximadamente 80 mil pessoas no município.

São diversos grupos unidos para deixar tudo bonito e ainda transmitir a mensagem religiosa. O grupo da Infância e Adolescência Missionária este ano resolveu antecipar o trabalho e também envolver mais crianças no trabalho antecipado, solicitando aos alunos da catequese e das escolas da cidade que preparassem pães e peixes que vão ornamentar cestas da passadeira número 12, na Rua Antônio Machado, com o tema "A multiplicação de pães e peixes". O resultado disso foi a realização de cerca de 1.000 trabalhos.

História

A festa de Corpus Christi é a celebração de comemoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia como fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã. Nesse dia o Corpo de Cristo se transforma em remédio e alimento para os sentidos dos homens.

Em Castelo, no fim da década de 50, já era costume erguer altares em determinados pontos da cidade. As ruas eram enfeitadas com folhas de árvores e as janelas e sacadas eram ornamentadas com toalhas de renda (ou bordadas), jarras de flores e outros detalhes que davam ao local um aspecto festivo e solene, preparado especialmente para a passagem da procissão dos fiéis.

No ano de 1963, Zuleide Pereira da Silva, a "Irmã Vicência" (1928-1999), das Filhas da Caridade, confeccionou o primeiro tapete usando folhas verdes e flores, em frente à Capela de Nossa Senhora das Graças, na Santa Casa de Misericórdia.

Em 1964, com o apoio do Frei José Osés, vigário da Paróquia, um grupo decidiu fazer os tapetes no centro da cidade. Com o passar do tempo e a adesão da população à festa ganhou notoriedade e grande destaque no cenário religioso nacional.

Corpus Christi

Na quinta feira, em alusão à quinta feira santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia, a cidade amanhece enfeitada. O respeito, a admiração e a profunda religiosidade podem ser vistos e sentidos em cada uma das pessoas que participam, direta ou indiretamente, dessa grandiosa manifestação de fé.

Ao longo de todo o dia são realizadas missas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha e o clímax da comemoração é a procissão de adoração ao Santíssimo Sacramento. É o momento de exaltação a Jesus eucarístico, que passa pelas ruas para ser glorificado e abençoar os fieis.

Programação:

18 de junho (Quarta-feira)
18h - Início da confecção do Tapete
19h - Abertura da exposição "Retrospectiva de Corpus Christi"- Centro Cultural e Turístico
19h30 - Apresentação cultural - Praça Três Irmãos

19 de junho (Quinta-feira)
7h - Missa da família
9h - Missa da catequese e da Infância e Adolescência Missionária