24/10/2011 15h35 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Culinária alemã é destaque de festival gastronômico em Domingos Martins

Para os apreciadores da culinária alemã, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) recomenda o 1º Gastronomiefest como uma ótima opção de lazer. O Festival da Gastronomia Alemã começa no próximo sábado (29) e segue até 27 de novembro, em Domingos Martins, na Região das Montanhas Capixabas.

No cardápio de restaurantes, bares, choperias e pousadas da cidade, pratos e combinações clássicas alemãs vão dividir espaço com inovações que unem itens típicos a ingredientes nacionais e regionais.

Para os apreciadores mais habituais, o festival traz o famoso "Eisbein", ou joelho de porco, acompanhado de "Sauerkraut" (chucrute) e Kartoffel (batatas). Indispensáveis na culinária germânica, as "Bockwurst" e "Weisswurst", salsichas vermelha e branca aparecem como acompanhamento de pratos como o "Dreiwürste mit Sauerkraut und Kartoffel", o "Expresso Alemão" e no "Menu à Baviera".

Outras opções são o "Dosenfleisch mit Leberwurst, Rotkohl und Kartoffel" (Carne suína de lata acompanhada de morcela, repolho roxo e batatas sauté) e o "Wienerschnitzel mit Spätzle und Rotkohl" (Lombo suíno empanado acompanhado de massa tipo nhoque e repolho roxo). Já para os que buscam novos sabores, uma boa pedida é o "Tilápia-Fisch mit Kartoffel" (filé de tilápia empanado com batatas).

O Gastronomiefest abre espaço ainda para combinações com ingredientes muito utilizados no Brasil. O "Geräuchertes Hähnchen mit Rotkohl und Bayerischer Kartoffelsalat", vem com frango defumado acompanhado de repolho roxo e salada de batata bávara. Já o "Ente mit Rotkohl und Kartoffel" tem como principal componente pato assado e acompanhamento  de repolho roxo e batatas cozidas.

As sobremesas típicas da terra dos alemães também poderão ser encontradas no festival. Uma das mais conhecidas no Brasil, o Apfelstrudel de maçã é preparado com canela, passas e açúcar e é servido com chantilly. Uma das especialidades mais estimadas da Baviera, as "Nürnberger Lebkuchen", ou Broas de Nurembergue, são feitas com mel e têm cobertura de chocolate.

O chocolate está presente ainda no "Trufado Alemão", bombom recheado com damasco, ameixa e cereja, na "Schwarzwälder Torte", ou Torta Floresta Negra, e na Torta Alemã. Já o morango é o principal ingrediente da "Erdbeeren Torte". Para os que gostam de unir sabores doces e salgados, vale a pena experimentar o "Deutscherunde", rocambole alemão com recheio de cebola.

O Gastronomiefest será realizado sempre às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. A expectativa dos organizadores é a de que mais de mil pessoas participem do evento. A primeira edição reúne 18 empreendimentos de Domingos Martins entre restaurantes, bares, choperias, lanchonetes, cafés coloniais, casas de doces e pousadas.
O preço médio das refeições por pessoa varia de R$ 20 a R$ 30. Já os preços das sobremesas variam de R$ 3 a R$ 10 por pessoa.

Passaporte e premiação

Os participantes do Gastronomiefest poderão eleger os melhores pratos do festival por meio de voto popular. A cada prato ou item participante consumido, o cliente receberá uma cédula de votação e poderá atribuir notas de 5 a 10. Os empreendimentos vencedores do festival gastronômico serão premiados.

Outra novidade é o Passaporte, que vai garantir prêmios aos participantes do evento. A cada prato ou item participante consumido, o passaporte é carimbado. Quatro registros garantem aos clientes um prato estilizado do evento como brinde.

Programação Cultural

Além de passear pelos sabores da Alemanha, moradores e turistas que visitarem Domingos Martins poderão ainda apreciar uma vasta programação cultural. Grupos de danças e músicas típicas prometem animação por toda a cidade nos finais de semana e feriados. Para dar as boas vindas, rainhas e princesas da Sommerfest e da Pommerfest irão recepcionar o público nos empreendimentos participantes.

Realização e Parceiros

O Gastronomiefest - Festival da Gastronomia Alemã é realizado pelo grupo de empresários associados "Grüne Berge" e pela Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins, com o patrocínio do Consulado Alemão no Espírito Santo e do Sebrae. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins, Secretaria de Estado do Turismo e empresas locais.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur)
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006/(27) 9805-1308