03/09/2015 14h49 - Atualizado em 28/01/2016 08h47

Descubra o Espírito Santo: agroturismo para aproveitar o feriado

Socol, em Venda Nova do Imigrante
Descubra o Espírito Santo: agroturismo para aproveitar o feriado

Paisagens bucólicas e gastronomia produzida artesanalmente. Esses são alguns dos atrativos do agroturismo no Espírito Santo. Para os turistas que pretendem aproveitar o feriado da Independência de forma mais tranquila e fugir do agito, essa é a dica da Secretaria de Estado do Turismo.

Para o secretário de Estado do Turismo, José Sales Filho, o turismo rural no Estado está em alta. "O atual momento econômico refletiu de forma positiva para o agroturismo no Espírito Santo. O capixaba está procurando opções de lazer mais próximas de casa e, desta forma, descobrindo os encantos de sua região", explica.

Ao todo, no Estado, são 31 circuitos que envolvem o agroturismo. As propriedades são encontradas tanto na Grande Vitória como no interior e oferecem uma excelente oportunidade para se conhecer a rotina dos moradores do campo e as belezas naturais da geografia capixaba. 


Confira alguns destinos e circuitos para desfrutar o agrosturismo:


Venda Nova do Imigrante

Conhecida como a capital nacional do agroturismo, Venda Nova do Imigrante oferece aos seus visitantes a opção de conhecer o cotidiano da vida rural. As propriedades, algumas abertas à visitação, produzem queijos, licores, cachaça, socol e café. Na cidade há também lojas de agroturismo que fornecem informações sobre o segmento.

Morro do Filleti, com 1.100m de altitude, rampa de decolagem de asa-delta e parapente; a Casa da Cultura, um museu com mais de 600 peças que contam a saga da colonização italiana iniciada na cidade em 1892 são algumas das atrações do local.




Domingos Martins

O município de colonização alemã é tradicionalmente um dos lugares mais desejados do Estado. Contanto com excelente infraestrutura, propriedades como casas de chá, cafés coloniais, o visitante pode ter o contato com o campo e o acesso a produtos caseiros, e também pode participar de colheitas e presenciar o processamento dos produtos, revivendo a tradição dos imigrantes.

Os passeios do ecoturismo na região de Pedra Azul também são uma ótima opção para conhecer as belas paisagens e desfrutar do clima ameno das montanhas capixabas. Para os que procuram ainda mais belezas, a cavalgada em direção às piscinas naturais é uma pedida.


Serra

O município da Região Metropolitana da Grande Vitória tem aos pés do Mestre Álvaro suas principais propriedades de agroturismo. As paisagens bucólicas agregadas à empreendimentos aconchegantes são uma ótima opção de lazer principalmente para crianças. Além dos tradicionais produtos da culinária como café, pães e biscoitos o visitante ainda pode se divertir com minifazendas e passeios a cavalo.


Viana

Mesmo fazendo parte da Região Metropolitana, Viana mantém ares do interior. O município recebeu imigrantes portugueses, italianos, alemães, negros, além dos indígenas que já habitavam a região. O agroturismo e o turismo rural têm destaque. E para quem quer atividade intensa, é possível praticar esportes radicais como trekking, voo livre, trilhas, motocross e curtir as belezas naturais que a cidade oferece.

Os sítios e fazendas de Viana são uma ótima opção de passeio, curtindo a natureza e os produtos artesanais, preparados nas propriedades. Na cidade, vale a pena também conhecer a Estação Ferroviária, construída em 1895, e que hoje abriga o Museu Ferroviário; e as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora de Belém.


Dores do Rio Preto

No Sul do Espírito Santo, a 243 quilômetros de Vitória, a dica fica por conta do município de Dores do Rio Preto, onde se localiza o acesso capixaba ao Parque Nacional do Caparaó.

Há ainda a opção de se conhecer a comunidade de Pedra Menina. A região ganhou esse nome devido à pedra que se encontra na entrada do Parque Nacional do Caparaó, uma serra de beleza impressionante e várias cachoeiras, envolvida por mitos e mistérios. Do alto da Pedra Menina avistam-se os picos da Bandeira e do Cristal.

As áreas para camping estruturadas e com uma vista panorâmica de todo o vale do Rio Caparaó são excelentes para os visitantes. Isso, sem contar com as ótimas pousadas e hospedagem "Cama & Café" disponíveis na região, que primam pelo aconchego.


Circuitos de Agroturismo no Espírito Santo:

     REGIÃO  NOME CIDADE SITE
Caparaó Circuito Caparaó Capixaba Divino São Lourenço / Dores do Rio Preto / Guaçuí / Ibitirama www.circuitocaparaocapixaba.com.br
Caminhos do Tropeiro Ibatiba / Iúna / Irupi / Muniz Freire facebook.com/associacaogeturi
Imigrantes Circuito Caravaggio Santa Teresa facebook.com/circuitocaravaggio
Terras Pomeranas   www.pmsmj.es.gov.br
Santa Maria de Jetibá
Doce Pontões Circuito Pontões Capixaba  Pancas http://www.pancas.es.gov.br/
Montanhas Capixabas Caminhos da Roça Afonso Claudio www.afonsoclaudio.tur.br
Caminhos da Natureza Castelo www.descubracastelo.com.br / www.casteloturismo.com.br
Caminhos do Imperador  Conceição do Castelo www.conceicaodocastelo.es.gov.br
Circuito do Chapéu,  Domingos Martins http://www.domingosmartins.es.gov.br/
Circuito  do Galo, 
Circuito Vale da Estação
Parajú Domingos Martins facebook.com/circuitoturisticoparauju
Pedra Azul Domingos Martins http://www.domingosmartins.es.gov.br/
Vale do Verde Marechal Floriano http://www.marechalfloriano.es.gov.br/
Circuito da Uva e do Café Vargem alta leonardopontini@hotmail.com
Agroturismo de Venda Nova do Imigrante  Venda Nova Agroturismovendanova.com.br
Costa e Imigração Caminhos das Pedras e do Mar Itapemirim http://www.itapemirim.es.gov.br/
Circuito das Falésias e Lagunas Marataízes www.caminhadasetrilhas.com.br
Metropolitana Pitanga Serra http://www.serra.es.gov.br/ 27 3291-2333
Serra
  Guaranhuns Serra http://www.serra.es.gov.br/
 
  Muribeca  Serra http://www.serra.es.gov.br/
  Chapada Grande  Serra http://www.serra.es.gov.br/
  Circuito das Águas Serra http://www.serra.es.gov.br/
 
Metropolitana Monte Moxuara Cariacica http://www.cariacica.es.gov.br/
Cariacica
  Terras Altas Cariacica http://www.cariacica.es.gov.br/
 
Metropolitana Vale das Águas Guarapari www.guarapari.es.gov.br / 37 3262-8759
Guarapari
Verde e das águas Demétrio Ribeiro João Neiva www.demetrioribeiro.com
Verde e das águas Baixo Riacho Doce Linhares www.linhares.es.gov.br/Turismo/Linhares_Rural / http://www.linhares.es.gov.br/Turismo/Agroturismo
Verde e das águas Cacau e do verde Linhares www.linhares.es.gov.br/Turismo/Linhares_Rural
Verde e das águas Coco e das Aguas
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard