09/08/2013 12h42 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

Dia dos Pais: para cada estilo, um destino diferente

O Dia dos Pais está chegando e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) preparou algumas dicas para você levar o seu paizão para se divertir aqui no Espírito Santo. Acompanhe as dicas e escolha o destino que mais combina com o seu pai.

Intelectual

foto: Thiago Guimarães/Secom
A gruta é o sítio arquológico mais importante do Estado.


Para os pais intelectuais, a dica é conhecer a Gruta do Limoeiro. Situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, o local possui vários salões internos e é considerado a gruta mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível. Em 1984 foi tombada como Patrimônio Histórico do Espírito Santo pelo Conselho Estadual de Cultura. Considerada um sítio arqueológico, o local foi alvo de vários estudos, onde foram encontrados 11 esqueletos de homens que viveram há aproximadamente 4.500 anos. Descobriu-se que desde o ano de 1.200 a Gruta do Limoeiro foi habitada. No período colonial teria sido habitada por tribos de índios Puris.
 
Resultado de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), e a Prefeitura Municipal de Castelo, desde o ano passado os turistas contam com um Centro de Visitantes e uma ampla infraestrutura, dotada de pavimentação do acesso, iluminação, paisagismo, sinalização turística, auditório para 100 pessoas, memorial, ponto de informação turística, cozinha industrial, sanitários e loja do agroturismo.
 
Serviço:
Gruta do Limoeiro
Fica às margens da ES-166, a 15 km de Castelo, no distrito de Limoeiro
Entrada: R$ 3,00 (estudantes pagam R$ 1,00).
Horário: de terça a sexta, das 9 às 17 horas.
Sábados e domingo das 8 às 17 horas.
Informações: (28) 3542 - 8532.

Esportista/Aventureiro

foto: PMAC
O voo livre é uma das atividades praticadas no Estado.
A diversidade geográfica do Espírito Santo, com mar e montanhas, proporciona as condições perfeitas para os mais diversos tipos de atividades. Para os pais que fazem o estilo esportista e aventureiro, a dica é praticar trekking, rapel, rafting, pesca esportiva e oceânica, escalada, voo livre de parapente ou asa delta, tirolesa e várias outras modalidades no mar, rios, cachoeiras, áreas verdes, rochedos e montanhas do Estado. São várias as empresas capixabas do segmento de turismo de aventura e ecotourismo que oferecem pacotes para essas atividades. Dez delas participaram do programa Aventura Segura, promovido pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) junto com Abeta, foram qualificadas e estão recebendo certificação, o que garante total segurança aos praticantes dessas atividades aqui no Espírito Santo, sendo referência nacional.
 
Serviço:
- Active Eventos (Vila Velha) - (27) 3035-1034 / (27) 8144-1198 / (27) 8144-1201 - active.ra@gmail.com
- Conexão Radical (Marechal Floriano) - (27) 9892-5657 - conexaoradical@gmail.com / conexaoradical@hotmail.com
- Fjordland Cavalgada Ecológica (Domingos Martins/Pedra Azul) - (27) 3248-0076 - cavalgada@cavalgadapedraazul.com.br
- Fora do Ar (Alfredo Chaves) - (27) 9981-6751 - contato@alfredochaves.net
- Hipóxia (Vitória) - (27) 8131-1680 / (27) 8111-6676 - gadernal@yahoo.com.br / frankbrown70@yahoo.com.br
- Jefinho Expedições (Santa Leopoldina) - (27) 9813-5064 - jefinhoturismo@hotmail.com
- Pedra Azul Adventure Park (Domingos Martins/Pedra Azul) - (27)9985-9387 / (28) 9921-5588 - geovani@pedraazuladventure.com.br / eduardogalveas@yahoo.com.br
- Planeta Vertical (Vitória) - (27) 3071-2017 / (27) 9998-4485 - contato@planetavertical.com.br
- Rio da Montanha (Domingos Martins) - (27) 3268-1765 / (27) 9983-7902 - riodamontanha@riodamontanha.com.br
- Serra do Caparaó Ecoturismo (Dores do Rio Preto) -(28) 3559-3106 - villa.januaria@gmail.com / serradocaparaoecotur@yahoo.com.br
- Selva Sassiri/Sítio Arcobaleno (Venda Nova do Imigrante) - (27) 9977-8094 / (27) 9708-5788 - sitioarcobaleno@gmail.com

Romântico

foto: Weverson Rocio/Setur
A Pedra Azul é o cenário perfeito para o romance.
Para o pai romântico e que deseja curtir o seu dia em um ambiente mais calmo e aconchegante, vale a pena conhecer a Rota do Lagarto, em Domingos Martins. A Rota liga a BR-262 a ES-164 e leva este nome por conta da Pedra do Lagarto que, unida à charmosa Pedra Azul, forma uma das mais curiosas formações geológicas do País.
 
Ao longo do caminho há paisagens deslumbrantes, onde se destaca o Parque Estadual Pedra Azul, propício a atividades diversas, entre elas caminhadas, trilhas e banhos nas piscinas naturais existentes no local. Existem quatro trilhas para percorrer: a das piscinas, a do mirante, a do lagarto e a da base. Também há um museu ecológico que se encontra no Centro de Visitantes Júlio de Oliveira Pinho.
 
O parque é aberto para visitação de terça-feira a domingo. Às segundas-feiras fica fechado para manutenção. Todo passeio ao parque deve ser agendado com antecedência de pelo menos um dia, e sempre acompanhado por um Guarda Florestal do Iema. O horário de funcionamento do parque é de 8 às 17 horas. Os horários de saída para os passeios são às 9 horas e às13h30.
 
Considerado um pedacinho da Noruega em Pedra Azul, a Fjorland oferece a cavalgada ecológica, aliando a exuberância do ecossistema local aos cavalos noruegueses da raça Fjord, conhecidos milenarmente por sua força e docilidade.
 
Após o passeio, seu pai pode ainda aproveitar a gastronomia de alta qualidade oferecida nos restaurantes locais. O clima romântico continua se o seu pai quiser se hospedar em algum dos excelentes hotéis e pousadas existentes na região.
 
Serviço:
- Cavalgada Ecológica Fjordland
Endereço: BR 262 - Km 89 - Pedra Azul do Aracê - Domingos Martins
Telefones: (27) 3248-0076 / (27) 9836-3530 - E-mail: cavalgada@cavalgadapedraazul.com.br
- Parque Estadual Pedra Azul
Para programar o passeio pelas trilhas da Pedra Azul é necessário agendar no CAVI (Centro de Apoio ao Visitante) pelo telefone (27) 3248-1156, de 8 às 17 horas, ou pelo e-mail: pepaz@iema.es.gov.br.
Capixaba Receptivo - Rota do Lagarto - 3325-2000
 
Tranquilo

foto: Asscom/Setur-ES
O Trem das Montanhas passa por localidades onde as tradições dos imigrantes são preservadas.
Para o pai que gosta de tranquilidade e de apreciar belas paisagens, a dica é aproveitar o domingo para fazer um passeio no Trem das Montanhas Capixabas.   Inaugurado em 2009, é atualmente um importante atrativo turístico do Espírito Santo. Com capacidade para até 56 passageiros, o trem passa pelas três principais cidades que integram a Rota do Mar e das Montanhas - Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano - em um percurso de 46 quilômetros.
 
O trajeto oferece inúmeros atrativos, desde as belíssimas paisagens das montanhas capixabas, passando pela história e cultura. A litorina é um veículo com motorização própria, janelas panorâmicas e ar refrigerado e está especialmente preparada para o transporte de turistas. O passeio conta com serviço de bordo com água e refrigerante, kit lanche e guia.
 
Serviço:
Trem das Montanhas Capixabas
Informações: http://serraverdeexpress.com.br/montanhas/promocoes
Onde comprar:
- Vitória - Fone: (27) 2123-0229 - Av. Nossa Senhora dos Navegantes, 451, sala 1010 - Vitória-ES - E-mail: vitoria@serraverdeexpress.com.br
Horário de Atendimento: Segunda a sexta, de 9 às 18h30.
- Estação de Viana - Rua Coronel Vieira Pimentel, s/n - Centro - Viana-ES.
Horário de Atendimento: sábados e domingos das 7h às 10h30. Plantão das 18h30 às 06h
- Serra do Mar Turismo - Agência parceira da Serra Verde Express
(41) 3077-4280

Religioso ou esotérico

foto: tet
O mosteiro Zen Budista faz parte do o circuito Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu, voltado para a espiritualidade.
Se o seu pai é do tipo religioso e que gosta de contemplação e a revitalização do espírito através da vivência em plena natureza, o Espírito Santo reserva lugares com muito verde e energias positivas.
 
Uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial, e o mais antigo santuário mariano do País, o Convento da Penha tem em seu acervo a tela de Nossa Senhora das Alegrias, trazida de Portugal no início do século XVI e murais de Benedito Calixto. Construído sobre um rochedo em 1558 pelo Frei Pedro Palácios, permite avistar de seu ponto mais alto Vila Velha, Vitória e alguns municípios vizinhos.
 
O acesso pelo caminho de pedras rústicas margeia resquícios originais da Mata Atlântica, com diversas espécies de plantas e animais silvestres.
 
Marcado por igrejas e capelas, além da beleza natural da Mata Atlântica, o circuito Caminhos da Sabedoria, em Ibiraçu, é voltado para a espiritualidade. Fazem parte do circuito 23 pontos de referência históricos, 21 capelas e igrejas, além do Santuário Diocesano e do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, local de meditação que abriga monges budistas.
 
O Parque Nacional do Caparaó, com 70% de seu território em terras capixabas, é o lugar ideal. Mata Atlântica predominante, muitas cachoeiras, rochas e o contato direto com a natureza fazem deste recanto um lugar imperdível para experiências em busca de relaxamento, autoconhecimento, entendimento e sabedoria.
 
Em Divino de São Lourenço é possível encontrar espaços de terapia, como o Gotas do Dharma, que proporcionam equilíbrio corporal e emocional por meio de técnicas orientais. O Patrimônio da Penha é um lugar de busca individual e espiritual, onde, durante todo o ano, muitas pessoas peregrinam em busca da renovação das energias e da cura das enfermidades físicas e emocionais.

Gourmet

foto: PMDM
Prato alemão à base de carne de porco.
A gastronomia é um atrativo à parte para os pais que gostam de comer bem. A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba, tornando-a eclética, produto de muitas influências dos habitantes locais como portugueses, africanos e povos do Norte da Europa.
 
Em todo o litoral do Estado é grande a oferta dos pratos típicos à base de frutos do mar, como é o caso da moqueca e da torta capixaba, camarões, lagostas e caranguejos. Na Grande Vitória destacam-se a Ilha das Caieiras (Vitória), Barra do Jucu (Vila Velha), Manguinhos (Serra) e Meaípe (Guarapari).
 
Nas regiões dos Imigrantes e das Montanhas Capixabas predominam as receitas herdadas dos descendentes de italianos (anholini, o tortei, a sopa pavese, o risoto, a polenta, o socol), alemães (culinária à base de batatas, chucrute e carne de porco) e pomeranos (brote, linguiça de carne de boi, chouriços e sopas). O destaque fica por conta de Domingos Martins/Pedra Azul, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.
 
Mas há também uma grande variedade de restaurantes e hotéis que oferecem comida portuguesa (pratos à base de bacalhau, azeite, batata e doces feitos com ovos) e libanesa (quibe frito, assado ou cru e charuto), entre outras. Os mineiros também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla-égua e o feijão tropeiro, estes últimos mais encontrados em localidades rurais do interior do estado ou em restaurantes especializados na Grande Vitória.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard