08/03/2013 11h29 - Atualizado em 27/01/2016 16h05

Dia internacional da Mulher: Setur indica roteiro gastronômico especial para elas

foto: Prefeitura de Venda Nova
A polenta é um dos pratos italianos mais apreciados no Espírito Santo.


O Dia Internacional da Mulher é comemorado nesta sexta-feira (8). E para celebrar uma data tão especial, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) preparou um roteiro gastronômico para homenageá-las neste final de semana.

Moqueca e torta capixaba, queijos, doces e massas são algumas das delícias que fazem parte da cultura capixaba e são produtos do agroturismo local. O roteiro ainda indica os melhores lugares do Estado para desfrutar as belezas que o Espírito Santo oferece.

Vitória
foto: Setur/Tadeu Bianconi
O siri das desfiadeiras é um dos principais ingredientes dos utilizados nos restaurantes da Ilha das Caieiras.


A ilha de Vitória oferece ótimos restaurantes, alguns com uma bela vista da baía. A sugestão da Setur são os restaurantes da Praia do Canto (Triângulo das Bermudas), da Enseada do Suá (Hortomercado e Praça do Papa) e da Ilha das Caieiras. Nesses locais encontram-se uma grande variedade de pratos, com destaque para os típicos da culinária capixaba e outros a base de frutos do mar e de bacalhau, além de massas.

Vila Velha
Na região que fica entre o Morro do Moreno e a Praia da Costa, além de belas praias, como a  Praia do Ribeiro, há ótimos restaurantes. Na Barra do Jucu, uma boa pedida é escolher pratos a base de frutos do mar nos bares e restaurantes locais.  No Museu Ferroviário da Vale o restaurante está montado em um antigo vagão de trem, o que por si só já dá ao local um charme especial. O restaurante do Museu Ferroviário abre às sextas e sábados, das 10h às 24h. 

Serra
O balneário de Manguinhos é um recanto bucólico que tem como atração a culinária, e lá estão os melhores restaurantes da orla da Serra.

Cariacica
Situado na região rural do município, o Parque do Mochuara conta com excelente infraestrutura, com áreas de lazer e restaurantes que servem pratos exóticos, como carne de javali.
Guarapari
Em Guarapari é possível encontrar ótimos restaurantes. Meaípe já é famosa por ter uma das melhores moquecas do Estado.

Marataízes
foto: Asscom/Setur-ES
Marataízes possui grande potencial turístico, com variedade de belezas naturais como praias, lagoas, ilhas, mangues e falésias.


Um pouco mais ao Sul do Estado, em Marataízes, a Lagoa do Siri é uma ótima pedida para a família. Depois de um mergulho na água doce da lagoa, o almoço pode ser em um dos restaurantes instalados no local.

Domingos Martins e Pedra Azul
A região de montanhas do Espírito Santo é referência para o agroturismo. Além das delícias produzidas artesanalmente, como bolos, doces, biscoitos, queijos, iogurtes, compotas e embutidos, a influência dos colonizadores alemães e italianos na gastronomia serve de atrativo para a região. Há ainda restaurantes que cozinham no fogão a lenha, mantendo o clima de interior e o preparo caseiro. Vale também dar uma paradinha para degustar as opções servidas nos cafés coloniais.

Aracruz
Para quem busca tranquilidade, a dica é a Praia de Santa Cruz. O local tem restaurantes com boa infraestrutura, que servem pratos a base de frutos do mar.

Linhares
No Norte, uma boa pedida é aproveitar a beleza das lagoas de Linhares e ainda conhecer os restaurantes instalados no local.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard