26/09/2013 15h10 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo: Setur participa de debate e apresenta ações para o desenvolvimento do setor e valorização profissional

foto: Asscom/Setu-ES
O secretário Alexandre Passos participou da mesa redonda

Como parte das atividades de comemoração do Dia Mundial do Turismo e Dia Nacional do Turismólogo, o secretário de Estado do Alexandre Passos participou nesta quarta-feira (26), da mesa redonda "Inserção e Valorização do Profissional de Turismo no Mercado de Trabalho", na Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

A abertura solene do evento foi feita pelo diretor-geral da faculdade, Maurício Guimarães; da coordenadora do curso de Turismo, Tatiane Rosa Germana Araújo; e da professora e coordenadora do Laboratório de Eventos, Elisa Bernardi.

Em seguida, os palestrantes foram convidados para compor a mesa: o secretário Alexandre Passos; o presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau Alfonso Silva; o diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Dionísio Corteletti; o vice-presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Espírito Santo (ABBTUR-ES) e diretor Financeiro da ABBTUR nacional, Luciano Guimarães; e Jamille Miled, Gerente de Desenvolvimento do Turismo da Prefeitura de Vitória.

Após as boas-vindas, o secretário Alexandre Passos agradeceu a oportunidade dada pela faculdade e apresentou para os presentes a composição do quadro técnico da Setur. Ele destacou que o Governo do Espírito Santo deu um bom exemplo de reconhecimento da profissão, incluindo vagas para seis turismólogos que foram efetivados na Secretaria.

Alexandre também falou sobre os investimentos públicos, que priorizam o crescimento social e econômico do Estado. "Com isso, o Governo estimula o desenvolvimento do setor, atraindo novos investidores e ampliando o mercado de trabalho no setor".

Ele também falou sobre os projetos e ações da Setur que visam atingir as metas do Plano de Desenvolvimento do Turismo 2025, como o aumento do número de visitantes, do gasto médio, da ocupação hoteleira e, consequentemente, a consolidação do Espírito Santo como destino turístico.

foto: Asscom/Setur-ES
Uma plateia atenta participou do evento na Estácio de Sá.

"Na Gerência de Gestão do Turismo, desenvolvemos programas como o Qualifica ES Turismo, que oferece cursos de qualificação para profissionais do setor; o Viaja ES Jovem, que oportuniza os jovens das escolas públicas estaduais a viajarem, conhecerem o seu próprio Estado e se sensibilizarem quanto à importância do turismo; e o programa de Regionalização do Turismo para fortalecimento das Instâncias de Governança, avaliação dos municípios turísticos, fortalecimento dos Conselhos Municipais, oficina de planejamento e fortalecimento da gestão do turismo, e elaboração do inventário da oferta turística", explicou.

Ele também apresentou o trabalho da Gerência de Estudos e Negócios, como as várias pesquisas de fluxo e perfil do visitante, o convênio com a Fapes para realizar pesquisas da economia do turismo, e a criação do Núcleo de Pesquisas e Informações Turística (NEIT), além dos projetos de infraestrutura, destacando o Centro de Eventos de Vitória, a revitalização da orla do Canal de Guarapari, a intervenção urbana e paisagística do Parque da Prainha de Vila Velha, entre outros. "Isso dá um total de quase R$ 200 milhões de investimentos", informa.

"Também estamos estimulando o turismo com o apoio e captação de eventos para o Estado, junto com vários parceiros, e estamos fazendo a divulgação e promoção do nosso destino, com a participação em feiras e workshops nos principais mercados emissores de turistas no Brasil e em outros países, e a campanha publicitária nacional Descubra o Espírito Santo, protagonizada pela atriz Fernanda Vasconcelos. Contratamos uma assessoria que elaborou o Plano de Marketing Turístico do Espírito Santo e é ele que está dando a orientação técnica para a nossa forma de atuação", finalizou o secretário.

Quem é o turismólogo?

O turismólogo é o profissional que se graduou em Turismo e atua nos mais diversos segmentos do setor como: planejamento, consultoria, marketing, eventos, entre outras atividades.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br