26/09/2013 13h02 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Dia Mundial do Turismo: Setur entrega diploma para 150 alunos do Qualifica ES Turismo

foto: Ascom/Setur
Secretário Alexandre Passos entrega diploma para taxista formado no curso de Inglês Instrumental

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória e o Sebrae/ES entregou nessa quarta-feira (25) os diplomas de 150 alunos recém-formados nos cursos de qualificação do Programa Qualifica ES Turismo.

A solenidade foi realizada na sede da Prefeitura Municipal de Vitória e contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos; secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Junior e dos vereadores Rogerinho Pinheiro e Wanderson Marinho.

Também estiveram presentes representantes do sindicato dos taxistas de Vitória, instrutores dos cursos do Programa Qualifica ES Turismo e membros do trade turístico da Capital. A solenidade entregou os diplomas para os formados nos cursos de Garçom, Camareira, Excelência em receptividade ao turista, Inglês Instrumental (Taxistas) e Cerimonial e protocolo para eventos.

O secretário de Estado do Turismo, Alexandre Passos, falou sobre a importância que a secretaria tem dado à qualificação dos profissionais do Setor. "Ter um profissional qualificado para atuar na cadeia do turismo é fundamental para o desenvolvimento da atividade turística de qualquer região. Aqui no Espírito Santo a Setur, em parceria com o Sebrae/ES e as prefeituras municipais, já formou, deste 2011,  mais 5 mil profissionais através da do programa Qualifica ES Turismo. Estamos preocupados em receber bem os nossos visitantes, para que voltem para sua casa com uma imagem positiva do nosso Estado."

O secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Paulo Renato Fonseca Junior, ressaltou a importância do turismo para o município de Vitória. "O Prefeito vem dando uma relevância enorme para o turismo na Capital e acreditamos que a atividade turística tem maior capacidade de gerar emprego e renda. A qualificação é fundamental para que a imagem da cidade seja positiva e atraia cada vez um numero maior de visitantes."

Um dos mais agradecidos pela oportunidade de qualificação foi o taxista Jeferson Souza, formado no curso de inglês instrumental. "Sempre tive muito orgulho da minha profissão e agora me sinto valorizado com a oportunidade de realizar esse curso de qualificação. Somos o primeiro contato do turista com os capixabas e ter o conhecimento básico da língua inglesa é muito importante para estar preparado para receber bem, pretendo continuar me aperfeiçoando no idioma, afinal o curso foi uma semente interessante para que eu cresça ainda mais na carreira."

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br