17/10/2012 15h04 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Dica da Setur: Festa das Paneleiras de Goiabeiras será neste fim de semana

Começa nesta sexta-feira (19) e vai até domingo (20) a 19ª Edição da Festa das Paneleiras de Goiabeiras. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e tem expectativa de grande público, é uma exaltação às tradições capixabas e marca o encerramento do Festival Gastronômico Panela de Barro.

Durante os três dias de festa, o público vai poder conferir gratuitamente apresentações de dança, folclore, exposições, mostras multiculturais e música, com a participação de artistas nacionais e capixabas.

A moqueca e torta capixaba e outros pratos preparados em panelas de barro também poderão ser degustadas no Restaurante das Paneleiras, que promete agradar aos visitantes.

As atrações musicais serão o ponto alto do evento. Na sexta-feira (19) a expectativa é pelo show do sambista carioca Jorge Aragão. E no sábado (20) é o cantor e compositor Dudu Nobre agitará a galera em Goiabeiras.

A Panela de Barro
A expressão máxima do artesanato capixaba é a panela de barro, onde são preparados os dois principais pratos: a torta e a moqueca.  Feita de modo artesanal, sua origem está ligada às raízes indígenas, numa tradição que já passa de 400 anos.

A modelagem das panelas é feita manualmente, sem o uso do torno de oleiro. A parede vai sendo levantada, com a forma desejada, usando-se a técnica de roletes ou diretamente, escavando a "bola" de argila, "puxando a panela", como dizem as mulheres, através de movimentos com as mãos, tanto circulares como verticais, abaulando, arredondando, definindo o formato da peça com a ajuda de rudimentares ferramentas - pedras lisas, cascas de coco, coité (pedaço de cabaça), e objetos similares.

Certamente a característica mais marcante das panelas é a sua coloração escura. Isto é obtido por meio da impregnação da peça com tanino, existente na árvore do mangue-vermelho. Depois de modeladas, as panelas ficam em lugar ventilado e protegido do sol até secarem completamente. Só após é efetuada a queima, não em forno, mas em fogueiras a céu aberto - método bastante primitivo adotado por tribos indígenas.

Para se ter a exata dimensão da importância desta atividade cultural, foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em reunião de 21/11/2002, o registro do ofício das Paneleiras de Goiabeiras para ser inscrito no livro de registro dos Saberes  e declarado patrimônio cultural do Brasil.

Serviço

19ª Festa das Paneleiras

Local: estacionamento do antigo galpão das papeleiras, em frente à Univix, em Goiabeiras

Valor: Entrada Franca

Programação:

Sexta-feira (19)
Horário: a partir de 19h
Atrações: Banda de Congo Panela de Barro, Nando e Michel, Junior Bocca e Jorge Aragão

Sábado (20)
Horário: a partir de 12h
Atrações: Grupo Azaração, Velha Guarda, Rodrigo Balla, Flávia Mendonça e Dudu Nobre

Domingo (21)
Horário: a partir de 12h
Atrações: Pedrinho Nó na Madeira, Projeto Feijoada e Grupo Ilha

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard