09/11/2012 14h38 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Dica da Setur: Ilha das Caieiras reúne cultura, culinária e muita história

foto: Asscom/Setur
Os turistas contam com restaurantes com comida típica capixaba à base de frutos do mar e podem se deliciar também com a bela paisagem local.


A dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para este final de semana é uma visita ao Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio", conhecido popularmente como Museu do Pescador. Uma antiga reivindicação da população, o museu é comunitário e conta uma sala de leitura que destina-se aos moradores da Grande São Pedro.

O espaço possui um acervo inicial de 244 títulos, com livros de literatura voltados para crianças, jovens e adultos. A sala de leitura conta com um terminal de computador com acesso à internet sem a necessidade do uso de provedor comercial, sendo um projeto de extensão da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Para se manter ativo, o museu promove diversas atividades para o público, priorizando monitoria, envolvimento da comunidade, preservação da memória, difusão cultural e pesquisa. Além disso, boa parte do seu acervo é proveniente do encontro com os moradores locais, que podem abastecer o espaço com objetos e até depoimentos.

Até o dia 18 de novembro, o museu recebe a exposição fotográfica "Sob os olhares da Ilha, São Pedro se constrói", que conta com um acervo de 76 fotografias que recontam história da urbanização da Grande São Pedro e do comércio local. O projeto foi financiado com recursos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura (MinC). A mostra está aberta à visitação de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

A ilha

Conhecida por suas belezas e pela riqueza cultura, a Ilha das Caieiras atrai turistas de vários lugares. Os inúmeros restaurantes presentes no local oferecem aos visitantes delícias à base de frutos do mar, como as típicas moqueca e torta capixabas.

foto: Arquivo CDV/Tadeu Bianconi
As desfiadeiras de siri fazer parte da rica cultura da Ilha das Caieiras.
As famosas desfiadeiras de siri da Ilha das Caieiras ocupam atividade artesanal de destaque na composição da cultura popular de Vitória. A maioria dos restaurantes fica à beira-mar e oferece ao visitante o privilégio de apreciar a beleza da região.

Serviço:

Museu do Pescador:
Rua Felicidade Correia dos Santos, s/n, Ilha das Caieiras. Informações: (27) 3132-8372, 3132-5295 e 3323-9993.
Exposição fotográfica "Sob os olhares da Ilha, São Pedro se constrói" - Até 18/11, de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard