06/08/2012 12h47 - Atualizado em 27/01/2016 15h54

Doce Pontões capixaba busca chancela de Paisagem Cultural Brasileira

foto: Vania Chiabai/Setur
Paisagem de Pancas favorece a prática de esportes de aventura.

Nesta quarta (08) e quinta-feira (09) a Região Turística Doce Pontões Capixaba se une em busca do objetivo de receber a chancela de Paisagem Cultural Brasileira. Com o apoio das Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) será realizado, no município de Pancas, o I Seminário Educação Patrimonial - Pela paisagem cultural capixaba.

O título ?Paisagem Cultural Brasileira? foi criado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2009 e visa conferir um selo de reconhecimento de porções singulares do território, onde a inter-relação entre a cultura humana e o ambiente natural confere à paisagem uma identidade singular.

O Espírito Santo atua com pioneirismo nas reflexões sobre o tema, e o Seminário será mais um passo para a qualificação deste importante debate para o patrimônio cultural do Estado.

Além do Governo do Estado, o Seminário é resultado de uma parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Prefeitura de Pancas e o Grupo Capixaba de Paisagem. Durante os dois dias de palestras e mesas de discussões os participantes buscarão, principalmente, envolver a população e os gestores públicos nas políticas de preservação do patrimônio cultural e material.

08/08 - Quarta-feira
18h30 - Credenciamento
19h - Café Cultural e exposição de produtos regionais
20h - Abertura Oficial