06/12/2013 14h23 - Atualizado em 28/01/2016 08h38

Domingos Martins e Santa Teresa abrem programação especial de Natal nesta sexta-feira (06)

foto: Prefeitura de Domingos Martins
Essa é a 17ª edição do Brilho de Natal em Domingos Martins.

A partir desta sexta-feira (06), turistas e visitantes que estiverem no Espírito Santo durante o período que antecede o Natal poderão se encantar com a beleza e o brilho de milhares de lâmpadas, árvores de Natal e outros enfeites cuidadosamente instalados em praças, atrativos turísticos, pontos comerciais e monumentos públicos. O Brilho de Natal de Domingos Martins e o Encantos de Natal de Santa Teresa, contam com o patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Em Domingos Martins, a 17ª edição do Brilho de Natal terá solenidade às 20 horas, na Praça Arthur Gerhardt, em Campinho, com apresentações de coral, banda, acender das luzes, abertura da Casa do Papai Noel e chegada do bom velhinho.

O espetáculo das luzes inclui show pirotécnico, músicas natalinas, além do marcante e tradicional badalar dos sinos da Igreja Luterana.  Já na entrada da cidade, para dar as boas-vindas aos visitantes, uma réplica do Papai Noel no pórtico de acesso a Domingos Martins recepciona quem chega à região.

Além das casas e de pontos comerciais iluminados, instituições públicas e privadas também recebem decoração natalina. É o caso do fórum, do hospital e da Casa da Cultura, esta última com ornamentos especiais em suas janelas. Já a Rua de Lazer está enfeitada com estrelas luminosas de led colorido e uma suntuosa árvore de Natal no coreto próximo à Igreja Batista.

Brilho de Natal

Unindo tradição e inovação, o Brilho de Natal traz para este ano algumas novidades. Principal atração do evento, a Vila do Papai Noel, montada em frente à Praça Arthur Gerhardt, ganhou um novo conceito: o de Sítio. Ele conta com uma réplica de um estábulo, lago com roda d'água e o jardim do Papai Noel cercando a charmosa casa do "bom velhinho" toda trabalhada em estilo rústico. Outra novidade é que haverá portais decorativos iluminados espalhados na avenida principal da cidade.

Pela 1ª vez acontece o concurso para eleger o mais bonito pinheiro decorado por moradores. As árvores já estão abertas à visitação no Espaço Cidade do Verde, das 8h às 22h, mas para reconhecer a mais bonita e criativa, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) organizou uma votação para escolha da vencedora. Nesta sexta-feira (06) uma urna será instalada no local para que os visitantes depositem o seu voto, após preencherem o cupom de avaliação.

Durante o período do Brilho de Natal, que vai até 6 de janeiro, o município oferecerá ainda uma vasta programação cultural com apresentações de corais, bandas, cantatas, sessões para exibição de filmes, entre outras. Durante a abertura oficial nesta sexta (06), a Feira de Natal montada no Espaço Cidade do Verde, anexo à praça principal, também estará disponível à visitação. Quem passar por lá poderá encontrar uma variedade de produtos relacionados a esta época do ano, com preços acessíveis. São chaveiros, enfeites para pinheiros e portas confeccionados em madeira e feltro, anjos artesanais, biscoitos natalinos, entre outros artigos.

Encantos de Natal

foto: Prefeitura de Santa Teresa
Encantos de Natal: a Doce Terra dos Colibris estará enfeitada para receber os turistas no final do ano.
A partir de sexta-feira (06) o acender das luzes da decoração natalina de Santa Teresa vai contar com show pirotécnico e apresentações de jazz com Túlio Pizzol Trio e Concerto de Trombones da Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo). No sábado (07), a abertura do Encantos de Natal fica por conta das crianças da Sociedade Pestalozzi com a apresentação "Vem chegando o Natal". Até 06 de janeiro teatro, música, dança, artesanato e folclore farão parte da programação.

"Natal é tempo de dar um toque na vida com as cores da esperança, da fé, da paz e do amor. É tempo abençoado de dar mais atenção à criança que mora em cada um de nós. É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz." É com essa mensagem que a Prefeitura de Santa Teresa está preparando o melhor Natal que a cidade já viu.

Uma grande variedade de equipamentos, árvore de Natal e luminárias para alegrar e encher de luz o coração do teresense. As luzes estarão nas principais avenidas, na Rua de Lazer, nos prédios públicos, na Praça Augusto Ruschi, na Prefeitura e no Polo Ecoturístico (Galeria de Artesanato). O Encantos de Natal conta ainda com uma extensa programação que vai durar 30 dias.

Para o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos este é um projeto muito importante para a atração de turistas durante o período das festas de fim de ano. "A Setur também está apoiando iniciativas semelhantes em outras cidades. O nosso objetivo é oferecer um grande espetáculo e garantir um clima especial para os nossos visitantes".

Confira a programação completa:
Brilho de Natal - Domingos Martins
Encantos de Natal - Santa Teresa