14/11/2012 13h00 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Encontro Internacional de motociclistas movimenta Vitória no feriadão

Durante o feriadão, Vitória vai receber um evento turístico que vai movimentar a cidade com um público de aproximadamente 140 motociclistas de todo o Brasil e de vários outros países. Trata-se do VIII Encontro Internacional dos Fazedores de Chuva, que será realizado desta quinta-feira (15) até domingo (17). Serão 107 participantes de outros Estados e 35 do exterior, inclusive dois do Alasca. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) apoia o evento na divulgação e no fornecimento de material promocional do Espírito Santo.

O Fazedores de Chuva é um grupo de motociclistas considerado desprendido e com espírito aventureiro. Para ser um Grande Cacique Fazedor de Chuva é necessário percorrer de moto, de um extremo ao outro das Américas, sempre por via terrestre, entre Ushuaia, na Tierra del Fuego, Argentina, e Prudhoe Bay, Alasca, nos Estados Unidos. Há apenas uma exceção aceita: entre o Panamá e a Colômbia a viagem pode ser feita por avião ou navio.

"Para realizar este grande sonho, não importa se a largada é dos Estados Unidos, da Argentina ou de qualquer outro ponto do planeta, pois o importante é cruzar as Américas, sem deixar de percorrer nenhum trecho", afirma o organizador do evento Eduardo Prata.

Fazedores de Chuva

Graças ao empenho de Eduardo Prata (GCFC Pratinha) Vitória foi escolhida por suas belezas naturais e posição geográfica estratégica, que facilitam o acesso dos Fazedores de Chuva de todos os cantos do País. Antes da capital capixaba já foram realizados encontros em Itajaí (SC), Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Recife (PE), Lima (Peru) e Guanajuato (México).

O Fazedores de Chuva é a única organização mundial que certifica os aventureiros que transformaram o seu sonho em realidade, fornecendo ainda um escudo em metal para ser colocado na moto, identificando-o, onde quer que ele esteja, como um Grande Cacique Fazedor de Chuva.

No sábado (17), em Vitória, será entregue o certificado "Valente Fazedor de Chuva", conferido ao motociclista que tenha comprovadamente visitado todos os municípios de seu Estado. O capixaba Romildo Pinto atingiu este feito, visitando os 78 municípios do Espírito Santo. Além disso, também serão conferidos certificados a dois motociclistas que chegarão diretamente do Alaska.

A organização Fazedores de Chuva foi criada no dia 29 de dezembro de 2003, cujo sentido figurado baseado numa lenda está no link: http://www.fazedoresdechuva.com/forums/forumdisplay.php/9-Os-Caciques

Programação:
Sexta-feira (15)
- Chegada dos participantes e suas respectivas acomodações nos hotéis.
Sábado (16)
- Passeio de escuna pela baía de Vitória e almoço com pratos típicos capixabas.
- Treinamento de como usar os recursos do GPS e SPOT.
Domingo (17) - Passeio de moto pelos principais pontos turísticos de Vitória;
- Comemoração e confraternização em Fradinhos.

Saiba mais:
- Entre os campeões de quilometragem estão o GCFC Gaia, com mais de dois milhões, o GCFC Gau, mais de um milhão entre outros na faixa de 500 mil quilômetros.
- As rotas mais percorridas no cenário internacional são os países da América do Sul, da América Central e da América do Norte.

Personagens:
No Espírito Santo, destacam-se entre os Fazedores de Chuva:
- Lucimara Cristal, primeira mulher a ser certificada como "Valente Fazedora de Chuva" (http://www.fazedoresdechuva.com/forums/showthread.php/738-Meu-Sonho), que pode se encontrada pelos telefones (27) 9851-6761/8158-5881;
- Romildo Pinto Ribeiro, presidente do MC Escorpiões do Asfalto e Conselheiro do Estado no Brazil Riders, tendo feito várias viagens: Argentina (Buenos Aires e Ushuaia) em 2007 e 2010, e um giro pelo Chile (San Pedro de Atacama, Santiago) e pela Argentina (Mendoza e Buenos Aires) em 2011. Além destas viagens, Romildo também realizou o trabalho intitulado "Conheço o Espírito Santo de Moto". Ele pode ser encontrado no telefone (27) 9943-6507.
- Eduardo Prata: (27) 3132-7363 - 9942 2093 (eprata@codesa.gov.br)


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard