26/06/2013 09h01 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

ES 2030 debate Turismo, Identidade e Imagem em Vitória


Participantes do grupo temático "Turismo, Identidade e Imagem" do Projeto ES 2030, se reuniram na manhã desta terça-feira (25), na Fucape, na Avenida Fernando Ferrari, em Vitória.

O encontro reuniu coordenadores de cursos de Turismo de instituições de ensino da Grande Vitória, representantes de entidades ligadas ao segmento do Turismo, profissionais da área, técnicos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-ES), e o secretário Alexandre Passos.

O professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e consultor do ES 2030, Orlando Caliman, conduziu os convidados a refletirem sobre a pluralidade cultural do Espírito Santo, caracterizando suas identidades e valorizando a imagem do Estado dentro de um processo de propulsão para o turismo.

 Em seguida, o consultor do ES 2030, o cientista Político, João Gualberto Vasconcellos, explicou que a partir dos nossos artefatos culturais em todos os aspectos temos de mudar o nosso hábito de achar que o capixaba não tem identidade própria.

"É um erro achar que não temos identidade e um sotaque próprios que nos diferenciam do restante do país. Nossos artefatos culturais que são cultivados no nosso cotidiano, são a nossa cultura", afirma Gualberto. Para ele só existe cultura com gente, por isso, todo ser humano possui cultura. "A cultura é algo vivo - não somente estético - e dinâmico que nós dá identidade", argumenta.

Com o apoio de pesquisadores e especialistas no assunto ao final do debate, foram elencadas várias proposições que irão contribuir na construção adequada de estratégias para o futuro do Estado neste tema que abrange o Turismo, a Identidade e a Imagem do Espírito Santo.

O Grupo de Trabalho também se preocupou em debater e traçar iniciativas que coloquem o Espírito Santo como um estado aberto ao turismo de lazer, histórico, religioso, cultural e de negócios.

A questão econômica foi outro ponto fortemente abordado, pois o turismo aciona várias cadeiras produtivas e, segundo dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), o Espírito Santo recebe 2,4% dos turistas do Brasil. Em procura por local para viajar, o Estado está no 12º lugar na classificação nacional.

O secretário do Turismo Alexandre Passos participou de toda a reunião temática e afirmou que hoje o Espírito Santo tem uma estratégia mais arrojada para atrair turistas. Ele disse ainda que o olhar do Estado sobre o turismo mudou bastante. "Estamos nos enxergando, vivendo um bom momento e temos de nos mostrar para os outros. A Setur tem vários projetos para serem desenvolvidos em curto prazo em várias microrregiões", afirmou.

O secretário também ressaltou os investimentos no turismo religioso. Ele citou como exemplo a Festa da Penha, em Vila Velha, Corpus Christi, em Castelo, e Os Passos de Anchieta, no município de Anchieta. O Governo do Estado também terá um estande na Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro, em julho deste ano.
 
"Esta é uma oportunidade para o nosso Estado para tirar o turismo do papel secundário para ocupar o lugar de ator protagonista. O turismo deve se consolidar como um grande alavancador de desenvolvimento econômico e  social para o Espírito Santo", finalizou  Alexandre Passos.

O Projeto ES 2030 é um planejamento de longo prazo para o Espírito Santo com o objetivo de definir prioridades, traçar estratégias e metas, bem como apontar caminhos a serem percorridos por toda a coletividade.

 O Plano é fruto de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e do Instituto Jones dos Santos Neves; do Fórum das Entidades e Federações (FEF); do Espírito Santo em Ação; da Petrobras e da sociedade civil organizada, com o apoio técnico da consultoria DVF.

Participe

Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de notícias.

Informações à Imprensa:
- Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
Tel.: (27) 3636-8066 / 9998-9003
comunicacao@ijsn.es.gov.br
Texto: Suzana Tatagiba
- Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard