17/06/2011 06h49 - Atualizado em 27/01/2016 15h44

ES participa do 6º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

foto: Arquivo Fornatur
A última reunião do Fornatur aconteceu em abril, em Campos do Jordão

O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos estará nesta sexta-feira (17) em Foz do Iguaçu, Paraná, onde participará do 70º Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), com eleição da nova diretoria da entidade.

O Fornatur elegerá o presidente, o vice-presidente e os vice-presidentes regionais. A eleição terá chapa única, com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, como candidato à Presidência. Atualmente, o Espírito Santo ocupa a Vice-Presidência da Região Sudeste e deve manter o cargo.

O Fornatur foi instituído em novembro de 2000 com o objetivo de promover a integração dos gestores estaduais de turismo e sua articulação em torno dos temas relevantes do setor no País, compreendendo e identificando estratégias de desenvolvimento em níveis estadual, regional e nacional. Atua de forma colegiada com as demais entidades envolvidas na área.

Em 2003, com a criação do Ministério do Turismo, o Fornatur passou a integrar, juntamente com o Conselho Nacional do Turismo, o Núcleo Estratégico do Turismo, coordenado pelo MTur. O Fórum tem o papel de órgão colegiado consultivo ao Ministério do Turismo, integrante do "Núcleo Estratégico do Turismo Brasileiro", co-responsável na elaboração e implantação do Plano Nacional do Turismo.

Festival das Cataratas

A reunião da Fornatur faz parte da programação do 6º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que será realizado até sábado (18), no Rafain Palace Hotel e Convention Center de Foz do Iguaçu.

Esta é a primeira vez que o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participa do Festival. O objetivo é divulgar os produtos turísticos capixabas na Região Sul do país.

O festival de Foz do Iguaçu é um evento de âmbito internacional que visa propiciar o desenvolvimento de negócios por meio da promoção e comercialização de produtos turísticos e receberá caravanas de vários estados brasileiros, além da Argentina e do Paraguai.

São mais de quatro mil metros quadrados, que abrigarão mais de 6 mil pessoas e cerca de 400 expositores, entre órgãos oficiais de turismo dos estados, empresas do segmento e participantes da América Latina, Argentina e Paraguai.

A participação do Espírito Santo no Festival das Cataratas contribui para o incremento do fluxo turístico, gerando oportunidades de negócios com crescimento da economia local e geração de novos postos de trabalho.
A participação em eventos de turismo como este é uma das estratégias de divulgação e promoção do produto turístico Espírito Santo, previstas no Plano Estratégico de Turismo 2025.

Entre os benefícios desta estratégia está o fortalecimento das relações com agentes de turismo, dando continuidade às ações que vêm sendo desenvolvidas pela Setur junto às grandes operadoras nacionais, para promoção do destino, possibilitando a fixação dos roteiros do Estado no mercado nacional.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano