21/11/2011 13h53 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Espírito Santo deve atrair mais turistas no verão 2011/2012

O final do ano está chegando e o Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo (Setur), está atento para apoiar e promover ações que possam ajudar a trazer mais turistas para o Espírito Santo, abrindo a temporada do verão 2011/2012.

Fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setur há cerca de dois anos, com cursos de capacitação de agentes de viagem realizados nos principais mercados emissores de turistas do País, o Espírito Santo tem aumentado o fluxo de turistas. A expectativa é que na alta temporada essa tendência se mantenha, como ocorreu no ano passado, com um crescimento de 25% em relação a 2010.

Destino atrativo

foto: Tadeu Bianconi
Vila Velha - Praia da Costa - Mergulho

Um bom termômetro foi o feriadão da República, quando uma das operadoras nacionais que comercializam o nosso destino fechou 225 pacotes no mercado paulista, incluindo transporte aéreo, hospedagem e transfer, com city tour em Vitória e Vila Velha. No mesmo período do ano passado, a mesma operadora fechou aproximadamente 120 pacotes para o Estado. Ou seja, um aumento de mais de 90% na venda de pacotes para as praias capixabas.

O Espírito Santo também tem se destacado como destino competitivo. O portal financeiro Infomoney publicou no mês de setembro o ranking dos 10 destinos mais em conta para o verão, sendo que o pacote para o Estado ficou em quinto lugar entre os mais acessíveis. Com o aumento do poder aquisitivo da população brasileira, as promoções seguem a política do Ministério do Turismo de levar para a Classe C a oportunidade de viajar pelo Brasil.

Guarapari

foto: Sagrilo
Centro - Castanheiras

Algumas ações do Governo para melhorar a infraestrutura para o verão também devem ser destacadas, como a reurbarnização da Praia do Morro, em Guarapari, que agradou moradores e turistas.

Assim que a obra estiver concluída, a orla da praia contará com um novo calçadão, moderna iluminação, a construção de quadras de vôlei e peteca; áreas para academia e escola de velas; playgrounds equipados com brinquedos em estrutura de madeira; módulos com banheiros públicos, adaptados para pessoas com deficiência; quiosques, melhoria dos estacionamentos, paisagismo com jardineiras, canteiros e bancos para contemplação.

Outros municípios capixabas estão programando shows e atrações durante toda a temporada de verão. Vitória já se adiantou e prepara uma excelente estrutura, que contará com tenda de shows, arena esportiva e um ponto de atendimento ao turista.

Réveillon

foto: Ascom-PMV
Fogos em Camburi

A Prefeitura já anunciou que fará uma festa grandiosa para o Réveillon 2012, com shows musicais e um espetáculo de cores e luzes no céu de Camburi.

A previsão é montar um palco com cinco atrações para animar capixabas e turistas enquanto aguardam a queima de fogos da virada do ano. Serão 16 minutos de espetáculo pirotécnico, sendo que os fogos serão lançados a partir do mar, em quatro balsas, garantindo maior segurança à população.

O carnaval capixaba também promete. As escolas de samba já estão esquentando os tamborins para os desfiles e os ensaios já movimentam os fins de semana dos capixabas. Os desfiles, nos dias 9 (Grupo de Acesso), 10 e 11 (Grupo Especial) de fevereiro, no Sambão do Povo, em Vitória, prometem atrair um bom número de turistas.

Venda de ingressos
Para melhorar a organização e o atendimento, a Prefeitura de Vitória também antecipou a venda de mesas e camarotes para a folia. A comercialização das 125 mesas (por dia) e dos 45 camarotes (pacote para os 2 dias) será no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza, entre os dias 4 e 6 de dezembro, das 8 às 18 horas.

O atendimento será individual, respeitando a ordem de chegada dos foliões. A estrutura contará com mesas de atendimento, senhas, pessoal treinado para o atendimento, sistema de controle de vendas e segurança.

Cada CPF ou CNPJ só poderá adquirir uma mesa (para um ou dois dias) ou um camarote. O controle será realizado por um software específico. Os interessados também devem portar um documento de identidade com foto (RG ou carteira de trabalho) e o pagamento poderá ser feito em dinheiro, via guia de depósito ou pelo cartão Banescard na opção débito.

As mesas custam R$ 250,00 por dia. Os camarotes têm preço diferenciado devido à localização. Os que ficam nas extremidades custam R$ 3.500,00 e os outros, localizados ao centro, custam R$ 4.500,00.

Arquibancadas

Os ingressos de arquibancada serão vendidos de 5 a 7 de fevereiro de 2012, também no Centro Cultural Carmélia Maria de Souza. Os ingressos para a sexta-feira e o sábado custarão R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), mantendo o mesmo preço de 2011. Serão disponibilizados 7.300 ingressos por cada noite de folia.

Para vendas de ingressos especiais (meia-entrada), destinados a estudantes, idosos, aposentados, entre outros, de acordo com a legislação vigente, será necessário apresentar o respectivo documento de identificação no ato da compra.

O desfile do Grupo de Acesso, que acontecerá na quinta-feira, 9 de fevereiro, terá entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3324-8878.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano