07/11/2012 14h46 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Espírito Santo é 2º do Sudeste em cadastro de empreendimentos turísticos

Segundo pesquisa realizada com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego neste mês, o Espírito Santo é o segundo estado do Sudeste que mais apresentou crescimento no setor de empreendimentos turísticos.

A pesquisa apontou o aumento do número de estabelecimentos no Estado, que agora conta com 9.9 mil empreendimentos, marca que significa um aumento de 5,6% em relação ao ano de 2011.

Na região Sudeste, Minas Gerais teve o maior crescimento (5,8%), seguido do Espírito Santo, Rio de Janeiro (4,8%) e de São Paulo (4,5%). A média de crescimento do Brasil foi de 5,5%.

Também o número de empreendimentos no Espírito Santo inseridos no Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo (Cadastur) tem crescido.  Graças às ações da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em 2012 houve um aumento recorde de 20% das empresas cadastradas no Espírito Santo. O número de atendimentos é muito superior à meta estipulada pelo Ministério do Turismo (MTur).

O crescimento, que já está se repetindo nos últimos três meses, atingiu em outubro seu melhor momento. O maior número de atividades cadastradas foram nos segmentos de agências de viagem, meios de hospedagem e restaurantes.

As ações da Setur para o fortalecimento do Cadastur começaram com a capacitação dos Coordenadores Municipais, que auxiliam na mobilização dos empresários. Houve também projetos de divulgação, além de visitas em campo de técnicos da Secretaria com objetivo de conscientizar sobre a importância da legalização da atividade turística.

Cadastur

Criado pelo Ministério do Turismo, o Cadastur é um sistema online de cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Guias de Turismo. Esse banco de dados, além dos inúmeros benefícios para o setor, é uma importante fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro.

A partir da Lei do Turismo, o cadastro no MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo, sendo executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

Mesmo não sendo obrigatório para algumas atividades do setor, é muito importante que todos procurem a secretaria para se cadastrarem.

O Cadastur proporciona facilidades de acesso a linhas de financiamento, maior visibilidade para a empresa, oportunidades de negócios e acesso a novos mercados, oferecidos por meio de projetos e programas da Secretaria de Turismo e do Ministério do Turismo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard