01/09/2010 11h00 - Atualizado em 27/01/2016 15h39

Espírito Santo ganha primeiro certificado de agroecoturismo do Brasil

 Dentre os segmentos da atividade turística, o agroecoturismo vem ocupando um lugar de destaque no cenário brasileiro, principalmente no Espírito Santo.Mais precisamente em Pedra Azul, no município de Domingos Martins, cercados por montanhas cobertas pela Mata Atlântica, que propicia um clima saudável e diversificada fauna e flora, a atividade é crescente e reconhecida no âmbito nacional.

Visando manter o ecossistema da região, desde 1999, a Estação Agroecológica Domaine lle de France dedica seu esforço à agricultura e criação de forma orgânica, o que tem sido uma tarefa de muito estudo e pesquisa. E, recebeu, no mês passado, o primeiro certificado do Brasil de agroecoturismo, ou seja, turismo rural vivenciado em propriedade ecológica, que respeita a natureza.

Para obter o título foi preciso se adequar a todas as normas da Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD), organização que desenvolve atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos. A produção orgânica certificada pelo IBD inclui projetos agrícolas, produção de insumos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, entre outros.

O proprietário da Estação Domaine lle de France, Joaquim Silva, fala que é uma vitória histórica e que fazer turismo com bases ecológicas é um desafio, porém compensador. "É preciso respeitar todas as regras e legislação. Sempre contamos com apoio de vários parceiros e dentro de um ano haverá um crescimento muito significativo na Estação", conclui Silva.

A proposta na área de produção concentra-se em hortaliças, laranja valência, café, milho, amendoim, feijão, champignon de Paris, uvas, entre outras. Na área de criação, encontra-se frango caipira (carne e ovos), cordeiro, gado leiteiro (queijos e manteiga especiais), escargot, abelhas (mel, própolis), cunicultura. A propriedade também possui outros certificados do Ministério do Turismo; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Certificado Orgânico entre outros.

História

A Estação Agroecológica Domaine lle de France surgiu de um ideal do casal Isabelle e Joaquim Silva. Apaixonado pela natureza, sempre engajado em lutas pela preservação do meio ambiente decidiu adquirir um local com bastante Mata Atlântica, onde poderia se dedicar a plantações orgânicas.
O nome deve ser explicado em duas partes: Domaine em francês significa propriedade. Historicamente está relacionado também ao conjunto de terras e de direito pertencentes ao rei. Em rótulos de vinhos franceses, com frequência
lê-se que o mesmo é da produção de algum "domaine", geralmente famílias que há séculos cultivam e produzem os vinhos tão apreciados no mundo todo.

Lle de France surgiu do vínculo que Isabelle tem com essa região francesa, onde nasceu. Como o espaço adquirido é efetivamente um pequeno vale rodeado de montanhas, resolveu o casal chamá-lo de Domaine lle de France.
Está localizado em na Rodovia ES 165 - Km 7,5, Pedra Azul, no município de Domingos Martins, a uma altitude de 850 metros acima do nível do mar e a 115 km da Capital.


Informação a Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Karoline Campolim
Tel: (27) 3636-8006
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard