23/10/2012 07h37 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Espírito Santo participa da 40ª edição da Feira de Turismo das Américas

Por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Governo do Espírito Santo participa desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26) da 40ª edição da Feira de Turismo das Américas - Abav 2012. O evento da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) é a maior e mais importante feira de turismo sediada no Brasil e será realizada das 11 às 18 horas, no Riocentro, Rio de Janeiro.

O Espírito Santo vai integrar o estande da Região Sudeste, junto com Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ocupando um espaço de 300 metros quadrados no total. Um dos motivos para o estande conjunto é a assinatura do Termo de Cooperação Técnica e lançamento do programa Sudeste Integra - Roteiros Integrados dos estados da Região Sudeste. A cerimônia será realizada na quarta-feira (24), às 15 horas, durante a feira da Abav.

Durante a cerimônia serão apresentados os dois primeiros roteiros formatados pelo programa Sudeste Integra: Rota do Caparaó, que integra os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e é voltado para os amantes do turismo de aventura e natureza, e Café do Brasil - Da História aos Sabores, que passa por Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, aliando o turismo histórico cultural e a ruralidade.

Além disso, entre os destaques que serão apresentados pelo Espírito Santo estão os segmentos de turismo náutico, de aventura e ecoturismo, gastronômico e religioso. Nove empresas do trade turístico capixaba também levarão representantes ao evento: Hotel Fazenda Parque do China, Hotel Ilha do Boi Senac, Four Towers Hotel, Guarapousada, Capixaba Receptivo, Fomatur Turismo Receptivo, Poltrona 1 Turismo, Aquamania e Serra do Caparaó Ecoturismo.
A Feira da Abav constitui uma excelente oportunidade para negociações e relacionamento com profissionais do trade turístico, com exposição da maior diversidade de produtos, serviços e destinos voltados à indústria de viagens e turismo.

Abav 2012
Oferecer um espaço prioritariamente voltado para a comercialização de produtos e serviços, prospecção e conclusão de novos negócios. Baseada nesse conceito, a Associação Brasileira de Agências de Viagens - Abav Nacional dá o pontapé inicial para aquele que é o maior e mais importante evento do setor. Abav - A Feira de Turismo das Américas reunirá, além de agentes de viagens e operadores turísticos com poder de decisão, compradores de corporações (hosted buyers) do Brasil e do exterior.

Com a presença de expositores de cerca de 50 países, a Abav 2012 apresenta uma série de novidades, sendo também palco para encontros de entidades públicas e privadas e importantes acordos internacionais.
A primeira mudança foi substituir a organizadora do evento. A nova empresa, também promotora do encontro, a Promo Inteligência Turística, reúne larga experiência em marketing turístico e inteligência comercial, com capacidade de empreender, planejar, criar e executar ações com eficiência, eficácia e inovação. Com experiências adquiridas no planejamento, implantação e gestão de eventos no mercado internacional, a Promo foi responsável pelo 6° Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo.

Números
Com área total de 40 mil m² e a ampliação dos espaços dedicados à feira, a Abav comemora 15% a mais de vendas dos espaços de exposição em relação a igual período do ano passado, com 40% de reservas efetuadas, contemplando a participação dos diferentes elos da cadeia do setor, entre eles agências de viagens, operadoras de turismo, consolidadoras, companhias aéreas, empresas de cartão de assistência, locadoras de veículos, transportadores rodoviários, hotelaria, resorts, parques temáticos, centros de eventos, cruzeiros marítimos, convention & visitors bureaux, associações, entidades de classe e segmentos especializados, consultorias e equipamentos turísticos em geral.

Outra mudança importante é a planta do evento, que conta com três pavilhões interligados. O Pavilhão 2 receberá a Vila do Saber, Congresso Abav, Rodadas de Negócios, Sala para Coletiva de Imprensa e Secretaria. O Pavilhão 3 será palco para o lançamento do Espaço Corporativo, com apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e presença de expositores do Brasil, América Latina e Caribe. O Pavilhão 4 reunirá mais empresas expositoras, entidades e representantes da Europa, dos Estados Unidos, África e Ásia, além de fornecedores de soluções desenvolvidas com foco no setor, das áreas de financiamento e tecnologia.

De acordo com a diretoria da Abav, todas as mudanças e inovações estão focadas no desenvolvimento de novos negócios para quem frequenta a feira e, por isso, a entidade convidará compradores corporativos (hosted byers) e cada um deles realizará reuniões previamente agendadas durante o evento. As novidades e mudanças da edição incluem o Espaço Corporativo, Rodada de Negócios, Caravanas de Agências de Viagens, Espaço Empreendedor, Aldeia dos Sabores e Vila do Saber.

ITB Berlim
A Abav 2012 fechou acordo de cooperação com a maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlim. A parceria, firmada durante a 46ª edição ITB Berlim, que contou com a participação de expositores de 187 países, já garante trazer para a Feira das Américas um seminário internacional do ativo segmento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), formado por um perfil de consumidor que gasta mais que o heterossexual e é fiel às suas marcas. Além disso, as próximas edições do evento brasileiro prevê ampliar a área de exposição para acolher novos expositores da ITB Berlim, já a partir de 2013.

US Travel
Também está confirmada para o encontro a presença das associadas à US Travel, empresa responsável pela participação dos Estados Unidos em todas as feiras de turismo internacionais. Para 2012, a previsão é de aumento da área dos EUA em 50% em relação a 2011.

Serviço:
Abav - Feira de Turismo das Américas    
Data: 24 a 26 de outubro de 2012
Horário: das 11h às 18h
Local: Riocentro - Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br  
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard