Espírito Santo participa do mais completo evento de turismo receptivo do país
Por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Espírito Santo participa do Brazil International Tourism Exchange (BRITE) 2011, que será realizado de 15 a 17 de abril de 2011, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, contando com a participação de representantes das principais regiões turísticas do Estado.
A Setur foi a articuladora da participação dos segmentos capixabas envolvidos com o turismo na Feira do Brite, realizando duas reuniões para organização, além de definir em conjunto com os representantes das regiões os produtos e atrações a serem levados para o evento. Serão 10 estandes de 12 m² cada, onde as prefeituras e empresas poderão expor os seus produtos turísticos e apresentar as potencialidades do Espírito Santo, incluindo mostras de artesanato, da culinária e da cultura local.
Os destinos em destaque são; Vitoria - Capital - Destino Indutor; Domingos Martins - Destino Indutor; Região Metropolitana (Rota do Sol e da Moqueca); Região das Montanhas Capixabas (Rota do Mar e das Montanhas); Rota Imperial; Região dos Vales e do Café (Rota do Vales e do Café); Região da Costa e da Imigração (Rota da Costa e da Imigração); Região do Caparaó (Rota do Caparaó); Região dos Imigrantes (Caminhos do Imigrante).
Instalada numa área total de 3 mil m², a feira do BRITE 2011 ganha ainda mais relevância pelo fato da cidade do Rio de Janeiro sediar a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Na abertura, que contará com a participação do secretário estadual de Turismo, Alexandre Passos, será entregue um Plano Estratégico de Turismo, apresentando as necessidades do setor no Estado do Rio de Janeiro.
Feira de Turismo
Paralela ao evento acontece a Feira de Turismo. Voltada para o turismo interno, o objetivo da Feria de Turismo é promover e comercializar roteiros turísticos do Brasil para cariocas e fluminenses.
A área abrigará uma grande exposição subdividida em regiões, mostrando os destinos nas 27 unidades da federação, suas belezas, cultura, folclore, e culinária, esta última reunida num espaço de gastronomia. Com entrada grátis, a partir das 20 horas, haverá exposições e shows.
Os vários municípios que representam o Espírito Santo estarão apresentando amostras de comidas típicas, artesanato e outras manifestações culturais. O município de Venda Nova, por exemplo, levará o grupo Cantarola Italiana, formado por 40 integrantes, e o polenta-móvel (um carro em formato de fogão a lenha, contendo e a típica polenta), como forma de divulgar a maior festa local, a Festa da Polenta.
Negócios
Haverá ainda um Fórum de Capacitação Profissional, Rodadas de Negócios, com investidores internacionais interessados no setor e pré-tours contemplando os principais destinos do país. Na Bolsa de Negócios, estima-se que sejam fechados negócios no valor de US$ 1 bilhão.
O Espírito Santo vai participar da Feira de Negócios com um estande, oferecendo as três rotas que são comercializadas no mercado internacional (Rota do Sol e da Moqueca, Rota do Mar e das Montanhas e Rota do Verde e das Águas).
O BRITE contará com cerca de 200 expositores e trará cerca de 500 convidados de 38 países, entre operadores de turismo, executivos do mercado corporativo e de congressos dos cinco continentes, além de jornalistas, investidores e empreendedores internacionais.
Mais de 200 empresas expositoras mostrarão o Brasil por meio de seus produtos e serviços (hotéis, resorts, companhias aéreas, locadoras de veículos, cruzeiros marítimos, órgãos de fomento dos municípios, estados e da União, além de restaurantes, empresas de transporte, shoppings centers).
Informação à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel: (27) 3636-8006 / 980501308
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es