16/10/2012 12h17 - Atualizado em 27/01/2016 16h01

Espírito Santo vai implantar roteiros turísticos integrados da Região Sudeste

Visando os grandes eventos como a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, os governos do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro vão assinar um Termo de Cooperação Técnica para formatação, implementação, promoção e divulgação de Roteiros Integrados entre os estados da Região Sudeste. A cerimônia será realizada durante a Abav 2012 - Feira das Américas, que será realizada de 24 a 26 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

O objetivo é promover a integração turística e ampliar o diálogo entre a atividade estatal e a iniciativa privada de forma a criar roteiros de forma conjunta e integrada, voltados para os mercados nacional, regional e internacional. O termo, que terá prazo de vigência até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado caso não haja manifestação contrária, vai definir as formas de atuação, as atribuições das instituições cooperadas e o aporte de recursos.

Entre as ações previstas estão: implementar melhorias e acompanhar o desenvolvimento do projeto, assegurando a promoção da atividade turística sustentável nos municípios envolvidos; promover o resgate do patrimônio histórico, arquitetônico, paisagístico, natural e cultural nos municípios integrantes do roteiro; buscar a melhoria e a estruturação de atividades de lazer, hospedagem, alimentação, transporte, entre outras, nos municípios envolvidos, formatar produtos turísticos; desenvolver a capacitação profissional em todos os municípios; fomentar o surgimento de novos negócios de natureza turística no roteiro; potencializar capilaridade dos voos já existentes que ligam internamente os destinos e buscar a ampliação da malha aérea; e definir, em conjunto, as ações de marketing, promoção e divulgação do roteiro no mercado.

As secretarias de Estado de Turismo terão a atribuição de nomear uma coordenação/interlocução para acompanhar os trabalhos e atuar como elo entre os parceiros e municípios; assessorar tecnicamente na organização e execução de viagens técnicas de familiarização (famtours) com agentes de viagens e jornalistas especializados; prestar apoio logístico aos participantes das viagens técnicas; organizar e executar viagens de reconhecimento, através de caravanas com empresários, buscando a divulgação e promoção do roteiro; criar e produzir peças promocionais, como folhetos, mapas e guias do projeto; divulgar com destaque o projeto nas feiras e eventos do setor em que os Estados e Municípios que integram o projeto estiverem participando.

Além disso, as secretárias também devem articular para promover a melhoria da infraestrutura turística e de transporte que forem necessárias para o melhor aproveitamento do projeto; fomentar o surgimento de novos negócios de natureza turística; promover articulação político-institucional nas instâncias federal, estadual e municipal, de maneira a garantir a viabilidade do projeto, destacando a articulação junto ao Ministério do Turismo, Embratur e Embaixadas; divulgação do projeto, dentro de seu sistema de atendimento; aproximar os agentes do mercado de cada cidade contemplada no projeto para possibilitar geração de negócios.

O aporte de recursos financeiros e técnicos do projeto Roteiro Integrado entre os Estados do Sudeste - Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo - serão definidos em convênios específicos, a serem assinados posteriormente ou por meio de recursos provenientes dos respectivos estados.

O documento também vai definir as etapas para formatação, implementação, promoção e divulgação dos Roteiros Integrados: 1ª etapa - definição do recorte geográfico, região a ser trabalhada e formatação de roteiros; 2ª etapa - apoio à comercialização dos roteiros formatados na primeira etapa; 3ª etapa - elaboração e implementação de um plano de divulgação para as ações de promoção dos roteiros.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br