16/08/2011 06h34 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Espírito Santo vai sediar o 40º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha

Mais um grande evento nacional vai agitar o turismo de negócios no Espírito Santo este mês. Trata-se do 40º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que será realizado de 24 a 27 de agosto, no Pavilhão de Carapina, na Serra-ES.

O Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha é o maior evento do setor da América Latina, hoje formado por cerca de 7.430 empresas, com faturamento anual de R$ 18 bilhões.  Em sua última edição, recebeu cerca de 2.700 empresários de todo o Brasil, da América do Sul e da Europa.  No Espírito Santo, espera-se a presença de mais de 3000 empresários.
Anualmente, a iniciativa coloca a indústria cerâmica no centro dos debates e faz com que empresários, sindicatos, associações, pesquisadores, fornecedores, instituições públicas e privadas, organizações internacionais e consumidores voltem seu olhar para os principais temas do mercado.

O evento reúne a maior feira de máquinas, insumos e equipamentos para o setor em todo o continente, e conta ainda na sua programação com a realização do Fórum de Sustentabilidade e Gestão, Clínicas Tecnológicas; o 9º Encontro Nacional dos Laboratórios e o 7º Encontro Nacional do Sebrae, além de visitas técnicas a empresas que são referências na fabricação de blocos e telhas.
Inovação Tecnológia, a Eficiência Energética, a Análise Ciclo de Vida dos Produtos e a Qualidade serão temas centrais das Clínicas e Fóruns que integram a programação do Encontro.

Turismo

Quem estiver presente no 40º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha poderá aproveitar também as belezas da Região Metropolitana, com destaque para Vitória, uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas e, portanto, com deslumbrantes paisagens de praias, baías e canais.

Um Guia de Viagem traz informações sobre os atrativos turísticos da Região Metropolitana, com destaque para a catedral, o Palácio Anchieta, Parque Moscoso, o Horto de Maruípe, o teatro Carlos Gomes, a Praia das Castanheiras e o Convento da Penha. O evento conta com agência de viagens oficial e também prevê um tour por Guarapari, passeio de escuna pela Rota do Manguezal e no Trem das Montanhas.

O  Encontro Nacional da Indústria da Cerâmica Vermelha é uma realização da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), contando com o apoio do Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha (Sindicer-ES), e patrocínio do Governo do Estado, através da Setur, da Prefeitura de Vitória, do Sesi/Senai, Findes, Sebrae, Bandes, Caixa Econômica Federal, BNDES e Governo Federal.

24/08 - Quarta-feira
12 às 21 horas - Expoanicer - Clínica 1 - A Indústria Cerâmica e os Desafios para Produzir.
9 horas - Parte 1: "Ensaios Cerâmicos - controlar para ganhar" - Instrutores: Edvaldo Maia e Vagner Oliveira - Assessores Técnicos da Anicer.
 11 horas - Parte 2: "Somos mineradores: como obter licenciamento, estar em dia com a CFEM e gerenciar nossas jazidas" - Instrutor: Abdel Hach - Consultor Ambiental.
 17 horas - Solenidade de Abertura.

25/08 - Quinta-feira
12 às 21 horas - Expoanicer - Clínica 2 - Qualidade: Uma Ferramenta de Inovação.
9 horas - Parte 1: "Vou construir um forno, o que devo considerar?" - Instrutor: Amando Alves de Oliveira - Representante do Senai Mário Amato.
11 horas - Parte 2: "Erros e acertos: casos de Cerâmica no Brasil" - Instrutores: José Alberto Costa Muricy- Representante do Sebrae/BA e Emerson Dias - Gestor Técnico da Anicer.
 15 horas - Fórum Sustentabilidade e Gestão - Fórum 1: "Vender para não ser comprado" - Professor Marins.

26/08 - Sexta-feira
12 às 21 horas - Expoanicer - Clínica 3 - Gestão e Energia: Questões Estratégicas.
9 horas - Parte 1: "Como aplicar as NRs 10 e 12 em sua fábrica?" - Instrutores: Aguinaldo Bizzo - do Sesi/DN e Bruno C. Bilbao Adad - do Sesi/Senai-PR.
11 horas - Parte 2: "Gestão de Energia - Um Método de Racionalização de Consumo na Indústria de Cerâmica Vermelha". Instrutor: Emerson Dias - Gestor Técnico da Anicer.
15 horas - Fórum Sustentabilidade e Gestão - Fórum 2: "Ciclo de Vida de Produtos Cerâmicos" - Danielle Maia de Souza (Doutora em Engenharia Ambiental e colaboradora no Projeto Anicer/Quantis para Análise do Ciclo de Vida).

27/08 - Sábado

8 horas - Visitas Técnicas:
 9h30 - Cerâmica Argil.
11h30 - Cerâmica Telhafort Jonas Simonassi.
20 horas - Solenidade de Encerramento  - Centro de Convenções de Vitória - Entrega do Prêmio João-de-Barro - Pocket show da peça teatral "Parem de falar mal da rotina", com a atriz Elisa Lucina - Show "Acesa", com a cantora Alcione.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano