01/07/2013 07h58 - Atualizado em 28/01/2016 08h20

Estado Presente: Setur oferece cursos de qualificação e faz sorteio de brindes

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou nesse sábado (20) da ação integrada pela cidadania, no bairro Novo Horizonte, na Serra, em comemoração aos dois anos do Programa Estado Presente com um estande onde foram oferecidos os seguintes cursos: Tipos de Serviços em Restaurante - Garçom e Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos.
foto: Asscom/Setur-ES
Jéssica já trabalhou como garçonete e quer fazer o curso para se qualificar.
Quem se inscreveu nos cursos também preencheu um cupom e participou do sorteio para atividades do turismo de aventura como rapel (4) e voo duplo de parapente (1), além de poder levar de brinde uma das três casacas que foram sorteadas.

Todas as vagas são para o município da Serra, sendo quatro para o curso de garçom e uma para o de boas práticas de alimentos.

Jessica Maiara Santos Sousa,  19 anos, é moradora de Novo Horizonte e fez inscrição para o curso de garçom. Ela já trabalhou por cinco meses como garçonete e disse que vai fazer o curso para se qualificar.

Jessica, que é solteira e está grávida, entende que essa é uma boa oportunidade para aprender mais sobre a profissão e poder ganhar mais. "Hoje estou empregada como balconista de loja, mas quero trabalhar com algo que possa me garantir um salário melhor, afinal, agora terei um filho para sustentar", explicou.

Walladioni dos Santos também já tem outra profissão e tem a pretensão de melhorar de vida se trabalhar na área turística. Ele é mecânico, está desempregado há pouco mais de um mês e busca uma nova oportunidade.

foto: Asscom/Setur-ES
Walladioni dos Santos também já tem outra profissão e quer melhorar a renda trabalhando no setor turístico.
"Me interessei pelo curso porque tenho um amigo que tem buffet e sempre procura garçons para trabalhar com ele. Agora, com o curso e conhecendo as técnicas da profissão, posso começar a atuar na área. Mesmo que eu consiga um novo emprego de mecânico, pretendo continuar fazendo bico de garçom nos finais de semana para complementar a renda", comemora.

Ao final da ação, as 40 pessoas que fizeram inscrição para os cursos concorreram aos prêmios oferecidos pela Setur. Nesta segunda-feira (01) todos eles serão notificados pelo telefone para saber como pegar os brindes.

A secretária do Turismo em exercício Diomedes Berger reforçou a importância de despertar nos capixabas a consciência de que o turismo é fator de desenvolvimento social e econômico. "Nós adaptamos os nossos programas para atender as pessoas em vulnerabilidade social nas ações do Estado Presente, de forma que eles possam se qualificar para atuarem no setor. Com isso, estamos oferecendo oportunidades de inclusão e melhoria na qualidade de vida de muitos cidadãos no Espírito Santo."

Qualifica ES Turismo

Resultado de um contrato da Setur e o Senac-ES, o Programa Qualifica ES Turismo visa melhorar a qualidade do atendimento ao turista por meio da capacitação dos profissionais do setor e pessoas que poderão atuar nas empresas prestadoras de serviços turísticos, gerando, consequentemente, emprego e renda. O valor total do investimento do Governo do Espírito Santo com os cursos de capacitação no Programa Estado Presente nestes dois anos é de R$ 91.921,00.

foto: Asscom/Setur-ES
A secretária em exercício Diomedes Berger participou a ação integrada.
Inicialmente, os cursos Tipos de Serviços em Restaurante - Garçom, Cozinha Básica, Camareira e Excelência na Receptividade ao Turista foram oferecidos nos aglomerados urbanos incluídos nas ações do Estado Presente realizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória.

Em 2011, 190 pessoas foram qualificadas nos bairros de Feu Rosa (Serra), Santo Antônio (Vitória), Santa Rita e Jabaeté (Vila Velha), Timbuí (Fundão), Marcílio de Noronha (Viana) e Flexal (Cariacica).

Em 2012, 251 pessoas foram beneficiadas nos bairros de Soteco , Terra Vermelha e Vale Encantado, Santa Rita e São Torquato (Vila Velha), Santo Antônio, São Pedro e Ilha do Príncipe (Vitória), Nova Bethânia e Marcílio de Noronha (Viana), Jacaraípe, Carapina, Feu Rosa, Nova Almeida e Planalto Serrano (Serra), Flexal, Nova Rosa da Penha, Castelo Branco e Padre Gabriel (Cariacica).

Em 2013, o programa foi ampliado, oferecendo oportunidades também nas cidades do interior do Estado até o mês de dezembro. Ao todo são 409 vagas, distribuídas em 17 turmas, que estão sendo formadas nos seguintes bairros: Feu Rosa (Serra), Marcilio de Noronha (Viana), Planalto Serrano (Serra), Ilha do Príncipe (Vitória), Terra Vermelha (Vila Velha), Nova Bethânia (Viana), Barra do Riacho (Aracruz), BNH e Interlagos (Linhares), Vila Nova (São Mateus), Ayrton Senna (Colatina), Village Luz (Cachoeiro de Itapemirim) e nos municípios de Conceição da Barra e Baixo Guandu.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br