02/08/2011 14h02 - Atualizado em 27/01/2016 15h46

Expotur 2011: perspectiva de crescimento de 20% em relação a 2010

foto: Arquivo/Setur
Estande da Região dos Imigrantes no Expotur 2010.

Com a perspectiva de receber 13 mil pessoas e fechamento de R$ 11 milhões em negócios turísticos durante os três dias de feira (um crescimento de 20% em relação a 2010), o 7º Salão do Turismo e 2º Salão do Artesanato de Espírito Santo - Expotur 2011 será realizado de 23 a 25 de setembro, na Praça do Papa, em Vitória.

O Expotur já se consolida como um importante evento, integrando o calendário anual de atividades do Espírito Santo e se aproximando das grandes feiras do setor Brasil afora. Seguindo os moldes do Salão de Turismo nacional, o evento capixaba, que já conta com apoio financeiro e logístico do Ministério do Turismo (MTur), apresentará ao público o que há de melhor no Espírito Santo: das praias, manguezais, lagoas e montanhas, aos pratos mais diversificados da nossa culinária, como a polenta e o inigualável tempero dos pratos à base de frutos do mar.

foto: Arquivo/Setur
O evento contará também com apresentações culturais

Pela segunda vez o Expotur contará com lojas de artesanato, agricultura familiar e um palco para manifestações artísticas e culturais. Depois de visitar o Salão e conhecer os roteiros turísticos e o artesanato capixaba, o visitante do Expotur poderá planejar sua viagem comprando pacotes nesse espaço, onde ele encontrará meios de hospedagem; locadora de automóveis; transportadoras; parques temáticos; passagens aéreas, entre outros.

Área de comercialização
A feira terá espaço exclusivo para a divulgação e comercialização de pacotes que envolvem as mais diversas modalidades de turismo. O Expotur reúne ainda a área de comercialização, destinada a quem quiser desvendar - ou redescobrir - novos e tradicionais cantos do Estado.

A área de comercialização é destinada à venda direta ao visitante de produtos e serviços turísticos prestados pelos associados das entidades do Conselho Estadual de Turismo, além de produtos e serviços nacionais que sejam de interesse das regiões turísticas capixabas.

Lojas de Artesanato
Espaço ocupado pelos artesãos capixabas que divulgam e comercializam os seus produtos de artesanatos típicos do Espírito Santo. A área e os estandes são organizados por tipologia de produtos, mas destacando em qual das Regiões Turísticas do Estado é produzido.

Salão de Roteiros Turísticos Capixaba
Em um único ambiente, o Salão de Roteiros Turísticos Capixaba, o visitante poderá conhecer a grande diversidade do turismo do Espírito Santo. Além dos estandes da Setur-ES e do destino indutor do Estado (Vitória), serão apresentados estandes das 10 Regiões Turísticas, conforme programa de regionalização.

Salão de Roteiros
O objetivo do Salão de Roteiros é apresentar, promover e incentivar a comercialização dos roteiros turísticos capixabas contribuindo para estimular a sua qualificação.

Manifestações artísticas
Durante a Expotur o visitante terá o privilégio de conhecer um pouco da cultura do Espírito Santo assistindo as manifestações artísticas, realizadas nos palcos e corredores do Evento, podendo assim, interagir com as mesmas.
A edição 2011 também já tem confirmada a presença do ministro do Turismo Pedro Novais, mas outras personalidades estão sendo convidadas

Mais informações sobre o evento no site www.expotur-es.com.br (expotur@expotur-es.com.br)
O espaço é maior - de cerca de 2 mil metros quadrados para 3 mil metros quadrados (ver essa informação)

23/09 - Sexta-feira
9 às 12 horas - 17ª Reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Náutico Nacional - Local a confirmar.
14h às 18 horas - Encontro Internacional de Negócios em Turismo - Local a confirmar.
15 às 18 horas - Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do ES - Local a confirmar.
16 às 19 horas - Feira aberta à visitação de profissionais do setor - Tenda Praça do Papa.
19 horas - Cerimônia de abertura oficial e abertura da feira ao público setor - Tenda Praça do Papa.
22 horas - Encerramento.

24/09 - Sábado
9 às 12 horas - Encontro de Negócios em Artesanato - Local a confirmar.
11h30 - Feira aberta à visitação de profissionais e ao público - Tenda Praça do Papa.
21 horas - Encerramento.

25/09 - Domingo