28/05/2012 11h07 - Atualizado em 27/01/2016 15h51

Expotur 2012: primeiro dia de evento foi um sucesso total

foto: Asscom/Setur
O secretário Alexandre Passos anunciou várias ações na área do turismo.
Foi um sucesso o primeiro dia do 8º Salão do Turismo e 3º Salão do Artesanato do Espírito Santo - Expotur 2012. A abertura solene foi realizada na noite desta sexta-feira (25) pelo governador Renato Casagrande, acompanhado dos secretários de Estado do Turismo (Setur) Alexandre Passos; da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) Enio Bergoli; de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) Patrícia Gomes Salomão; da Superintendência de Comunicação (Secom) Ronaldo Carneiro;  o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) Pedro Rigo; além do susecretário de Cultura Herlon Paschoal; e do prefeito de Vitória, João Coser.

Com a feira lotada, na tenda armada na Praça do Papa, na Enseada do Suá, a cerimônia foi concorrida, contando também com a participação da presidente da entidade realizadora do evento, a Abav-ES, Elvira Altoé;  da secretária Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; da senadora Ana Rita Esgário; do deputado estadual Claudio Vereza, do diretor-superintendente do Sebrae-ES José Eugênio Vieira, entre outras autoridades.

O governador Renato Casagrande deixou claro a sua satisfação em ver o sucesso do evento. Segundo ele, o turismo é resultado de conjunto de várias atividades, e para ser bem sucedido necessita de uma ação permanente de muitas áreas do governo.  Ele enalteceu o esforço do Secretaria de Turismo para isso. "O secretário Alexandre consegue articular e coordenar muito bem essa ação".

Ele também falou sobre a identidade do povo capixaba, afirmando que é muito difícil encontrar tamanha diversidade num Estado com a dimensão territorial do Espírito Santo. "A nossa identidade está na nossa diversidade", disse Casagrande. E arrematou: "É uma alegria ver as pessoas de um Estado que se posiciona cada vez mais no cenário nacional. O Espírito Santo tem proporcionado cada vez mais felicidade para o povo capixaba".

O secretário do Turismo, Alexandre Passos fez questão agradecer o esforço de todos os que colaboraram para que o Expotur tomasse essa dimensão. Ele também ressaltou o empenho de todas as regiões turísticas para apresentar novidades e superar as expectativas dos visitantes.

Ele anunciou que em breve um sonho do turismo capixaba vai se tornar realidade: o Centro de Eventos de Vitória, com 15 mil metros quadrados. "Quem sabe daqui dois anos já poderemos realizar o Expotur no Centro de Eventos?" Outro anúncio feito durante a solenidade foi a assinatura de uma emenda da senadora Ana Rita Esgário para a execução do projeto de sinalização turística do Espírito Santo.

"O Expotur é uma grande festa da diversidade capixaba. Aqui temos cultura, história, agroturismo, turismo de aventura, gastronomia. Isso mostra que o turismo é uma atividade ímpar, que não polui e traz muita felicidade", concluiu o secretário Alexandre.

Novidades

Totalmente reformulado, o 8º Salão do Turismo e 3º Salão do Artesanato do Espírito Santo - Expotur 2012, que segue até domingo (27), surpreendeu quem participou do primeiro dia da feira. Esta edição veio com muitas atrações, como novo arranjo na disposição dos estandes das regiões e do turismo de aventura, e mudanças também na disposição do artesanato e da área de gastronomia.

Andréia Salgado já participou outras vezes, mas se disse maravilhada com o que viu. "Está tudo muito lindo. Adorei os grupos que se apresentaram hoje e tem muita coisa gostosa para comer. Estou encantada".
Já Robson Dias veio pela primeira vez ao evento e acha que o Expotur superou suas expectativas. "Gosto das coisas do interior e achei muito bom ver que aqui a gente pode comprar aquela linguicinha da roça e a cachaça artesanal", vibrou ele.

Salão do Turismo

O Expotur é uma realização da Abav-ES , conta apoio master do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes.  A maior vitrine de turismo capixaba é uma grande oportunidade para profissionais do setor fecharem negócios.
A cada ano, o Expotur tem se consolidado como uma referência na divulgação dos destinos turísticos do Espírito Santo. Na edição de 2011, reuniu cerca de 23 mil pessoas e movimentou mais de R$ 11,5 milhões em produtos ligados ao turismo. Para este ano, a expectativa de público é de 30 mil pessoas, com um volume de negócios da ordem de R$ 13,5 milhões.

O evento integra o calendário anual de atividades do Estado e se aproxima das grandes feiras do setor no Brasil. Seguindo os moldes do Salão de Turismo nacional, o Expotur capixaba, que já conta com apoio financeiro e logístico do Ministério do Turismo (MTur), apresenta ao público o que há de melhor no Espírito Santo: das praias, manguezais, lagoas e montanhas, aos pratos mais diversificados da nossa culinária, como a polenta e o inigualável tempero dos pratos à base de frutos do mar.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Luma Poletti - luma.dutra@turismo.es.gov.br