27/05/2013 08h59 - Atualizado em 27/01/2016 16h10

Expotur 2013: Encontro debate organização dos Conselhos Municipais de Turismo no Espírito Santo

foto: Asscom/Setur
Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo.

Fechando o ciclo de debates do Núcleo de Conhecimento do 9º Salão do Turismo e 4º Salão do Artesanato do Espírito Santo - Expotur 2013, foi realizado na manhã deste sábado (25) o 1º Encontro de Conselhos Municipais de Turismo, no auditório do Palácio do Café, em Vitória. O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo e do Conselho Estadual do Turismo - Contures, contando com o apoio do Ministério do Turismo (MTur).

A subsecretária de Estado do Turismo, Diomedes Berger, deu as boas vindas aos participantes na abertura do encontro e destacou a importância do evento. "Esta é uma grande oportunidade para os integrantes dos conselhos municipais e gestores públicos da área de turismo se aproximarem de casos de sucesso do segmento no Espírito Santo e no Brasil", destacou Diomedes.

O diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ítalo Oliveira Mendes, falou sobre a nova etapa do programa de Regionalização do Ministério e sobre a importância da organização dos Conselhos de Turismo e atuação de forma integrada em todas as instâncias - estaduais e municipais. "Um dos critérios do último Edital do MTur estabelece que os municípios que tenham Conselhos Municipais de Turismo terão prioridade", destacou.

Já a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Castelo, Heloisa Gomes da Silva Vaillant, falou sobre a experiência bem sucedida do município. "O nosso Conselho foi criado há 11 anos, é atuante e dialoga muito bem com todos os segmentos que atuam no setor. Esse trabalho nos rendeu várias conquistas, como cursos de qualificação, sinalização turística e vários equipamentos e atrativos turísticos em Castelo", comemora.

Gustavo Arrais, presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV), de Minas Gerais, falou sobre o Caso de Sucesso do município mineiro. Ele destacou o Selo de Qualidade para hotéis e pousadas de Monte Verde e Região, onde os funcionários têm que fazer cursos de camareira, garçom e outros, com critérios são rígidos para se exigir qualidade.

Segundo ele, é preciso ser criativo e mostrar um diferencial para se destacar no segmento. "Não dá mais para tocar turismo como fazíamos antigamente. A concorrência é grande. Tem muita gente vendendo todo tipo de destino e a preços muito competitivos. Então tem que especificar o produto. Por exemplo, Monte Verde é a capital do romance na Serra da Mantiqueira", ensina Gustavo.

Expotur

O Expotur é fruto de uma parceria entre a Abav-ES e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes, contando também com o apoio da Secretaria da Cultura e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca/Incaper.

A cada ano, o Expotur tem se consolidado como uma referência na divulgação dos destinos turísticos do Espírito Santo. Na edição de 2012, reuniu cerca de 30 mil pessoas e a expectativa para este ano é de 35 mil visitantes.  O Expotur integra o calendário anual de atividades do Estado e se aproxima das grandes feiras nacionais do setor.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br