20/05/2013 08h30 - Atualizado em 27/01/2016 16h10

Expotur 2013: tudo pronto para o maior evento do turismo do Espírito Santo

foto: Asscom/Setur-ES
A cultura e a gastronomia das regiões turísticas são destaque no Expotur.

Já está praticamente tudo pronto para o maior e mais importante evento do turismo do Espírito Santo: o 9º Salão de Turismo e 4º Salão do Artesanato - Expotur 2013, que será realizado de 24 a 26 de maio, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.

A abertura oficial será no dia 24 de maio (sexta-feira), às 10 horas, no palco principal da tenda instalada na Praça do Papa do governador Renato Casagrande e do secretário Alexandre Passos entre outras autoridades.

O evento é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav-ES), com o apoio do Governo do Estado: Apoio Master da Secretaria do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes; além da participação das Secretarias de Cultura e de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca/Incaper.

Nos dois primeiros dias, na sexta e no sábado, a feira estará aberta ao público das 11 às 22 horas. Já no domingo (26), os visitantes poderão conferir o que há de melhor no turismo e no artesanato capixabas das 11 às 20 horas.

Módulos

O Espírito Santo trabalha a Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil em seus 78 municípios, que estão distribuídos em 10 regiões turísticas que participam ativamente da feira. O Expotur é uma réplica do Salão Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e está dividido em vários módulos.

Na Vitrine Espírito Santo, o visitante terá o Armazém da Agricultura Familiar, a Feira de Artesanato do ES (10 estandes), e os espaços Joias Capixabas (com a exposição e comercialização de joias artesanais) e Saber Fazer (com demonstrações de como os artistas produzem suas peças).

foto: Asscom/Setur
O evento vai debater as experiências bem inovadoras e bem sucedidas no turismo.

Além disso, haverá os seguintes módulos: Manifestações Culturais (com apresentações das manifestações artísticas e culturais de cada região e seus municípios); Viagem Gastronômica (apresentando a gastronomia regional); Salão de Roteiros Turísticos do Espírito Santo (espaço destinado à apresentação e venda institucional das rotas e circuitos turísticos do Espírito Santo).

Área de Comercialização

Na área de Comercialização, os negócios em turismo dão a tônica. Neste local, as empresas e instituições do setor estarão divulgando e comercializando as suas atividades turísticas, além de oportunizar a compra de pacotes e roteiros com preços promocionais. Este módulo é formado por: Salão da Aventura e Ecoturismo; Salão Náutico; Missões Promocionais (Caravana Expotur - Press Trip); Rodada de Negócios (Encontro de Negócios em Turismo); Premiação Casos de Sucesso - Programa de Regionalização do Turismo do ES e Prêmio Região Top do Turismo do ES.

Núcleo do Conhecimento

O Núcleo do Conhecimento é uma atração à parte, com vários eventos paralelos que serão realizados em locais próximos à tenda da Praça do Papa. Confira a programação:

Dia 23 - 10h às 18h - 71ª Reunião Ordinária do Fornatur.
Dia 24 - 14h30 min às 18h - 5º Encontro de Assessores de Comunicação de Turismo
Dia 24 - 13h às 18h - III Fórum de Desenvolvimento do Turismo Náutico do Estado do Espírito Santo.
Dia 24 - 15h às 18h - 8º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do ES (Haverá entrega dos prêmios "Casos de Sucesso da Regionalização do Turismo").
Dia 25 - 9h às 12h - I Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo do Espírito Santo.
Além do Governo do Estado, o Expotur conta com o patrocínio é do Sebrae-ES e da Tam, co-patrocínio da Prefeitura de Vitória e organização é da Win Eventos.

Evolução dos números da feira:

2008          2009          2010                  2011*              2012              2013**
Público:                   7,2 mil          8 mil            10 mil                  23,6 mil              29 mil               35 mil

Negócios
p/ o setor (R$):
    8 milhões   9 milhões    10,8 milhões       11,5 milhões     13,5 milhões      14,85 milhões

*A partir de 2011 a feira passou a ter entrada franca e realizada na Praça do Papa.
**Estimativa.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308