08/04/2014 13h18 - Atualizado em 28/01/2016 08h40

Expotur 2014: feira de turismo bate novo recorde de público

foto: Asscom-Setur
O governador degustou as delícias da terra capixaba.

A maior feira de turismo do Espírito Santo, a Expotur, fechou mais uma vez com chave de ouro, registrando número recorde de visitantes: 42.226 pessoas. Além disso, logo na abertura do último dia do evento neste domingo (06), o governador Renato Casagrande prestigiou o evento, participou de sorteios, apreciou os produtos do artesanato capixaba expostos na feira e ainda degustou algumas delícias servidas nos estandes da Regiões Turísticas.

Durante os três dias, os visitantes puderam conhecer e se divertir com as manifestações culturais típicas de cada região. Além dos cortejos, que deixam extasiados os visitantes ao passarem pelos corredores da feira, no palco principal haverá apresentação de vários grupos folclóricos, que vão representar a rica cultura capixaba.

foto: Asscom/Setur
Cortejo do polentamóvel da Região das Montanhas Capixabas.
Também foi possível conhecer os vários atrativos turísticos das regiões e seus municípios, adquirir pacotes de viagens com preços promocionais, provar e comprar produtos da agroindústria familiar, e se divertir no Salão da Aventura - um espaço totalmente destinado à prática e divulgação das atividades e promoção de pacotes de viagens no segmento do turismo de aventura e ecoturismo.

Casos de Sucesso

O resultado final da chamada dos Casos de Sucesso do Programa de Regionalização do Turismo do Espírito Santo foi o seguinte: Gestão Turística de Destino: Prefeitura de Cariacica (1º lugar); Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (2º lugar); e Prefeitura de Castelo (3º lugar). Planejamento e Gestão do Turismo Regional: Projeto "Conhecer as Montanhas Capixabas" (1º lugar); Projeto "Conhecer as Montanhas Capixabas"; e Projeto "Casa do Turista" (2º lugar). Roteiro Turístico: Circuito do Agroturismo - Venda Nova do Imigrante (1º lugar), Circuitos Turísticos de Cariacica (2º lugar); e Circuito Turístico "Caminhos da Roça" - Afonso Cláudio (3º lugar). Site Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística: Prefeitura de Alfredo Chaves (1º lugar); e Associação Turística de Pedra Azul/ATPA (2º lugar). Material Promocional de um Destino, Roteiro ou Região Turística: Prefeitura de Alfredo Chaves (1º lugar); Prefeitura de Venda Nova do Imigrante (2º lugar); e Prefeituras de Afonso Cláudio,  de Castelo; de Conceição do Castelo e de Domingos Martins (empatadas em 3º lugar).

Região Top

foto: Asscom/Setur
Entrega dos prêmios Região Turística Top do Espírito Santo.

Os ganhadores do Prêmio Região Top da Expotur 2014 foram:
Voto popular: Melhor região da feira - Região da Costa e da Imigração.
Voto técnico:
- Criatividade na montagem dos estandes: Região dos Imigrantes.
- Atendimento ao público nos estandes: Região do Caparaó.
- Variedade de produtos da agroindústria familiar: Região das Montanhas Capixabas.
- Variedade de produtos de artesanato: Região Metropolitana.
- Ações de promoção do destino turístico: Região dos Vales e do Café.

Expotur

Esta é a maior vitrine de turismo do Espírito Santo e a cada ano tem se consolidado como referência na divulgação dos destinos turísticos capixabas. Este é um cenário propício para profissionais do setor promoverem e fecharem bons negócios. O maior e mais importante evento do segmento apresenta o que o Estado tem de melhor em turismo, cultura, artesanato e culinária.

Para comemorar os 10 anos de realização da feira, o tema escolhido para esta edição é "No ano da Copa prepare-se para fazer do Espírito Santo o seu destino", uma alusão ao fato de que o Estado está recebendo duas seleções de futebol - Austrália e Camarões - para treinar aqui durante a pré-temporada.

Nos últimos anos a Expotur apresentou crescimento de cerca de 500% no número de visitantes e mais de 200% em volumes de negócios gerados para o setor. Para este ano, a expectativa é ainda maior. Neste ano, a feira superou a estimativa de publico, que era de 40 mil pessoas .

Assessoria de Comunicação da Setur-ES
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308