02/04/2014 09h06 - Atualizado em 28/01/2016 08h40

Expotur: programação paralela começa nesta quinta-feira (03)

foto: Asscom/Setur-ES
O 4º Fórum Náutico vai discutir o potencial do segmento na Região Metropolitana de Vitória.

Já está tudo pronto para o início do 10º Salão do Turismo e 5º Salão do Artesanato do Espírito Santo, a Expotur 2014, que será realizada de 04 a 06 de abril, na Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória.  No entanto, a programação paralela do Núcleo do Conhecimento já começa nesta quinta-feira (03), com a realização do 4º Fórum do Turismo Náutico.

O Fórum Náutico será realizado no Hotel Bristol Century Plaza, na Praia de Camburi, de 08 às 18 horas, e faz parte do Núcleo de Conhecimento - um espaço destinado à apresentação de palestras, fóruns, workshops e mesas redondas sobre temas ligados ao turismo,  visando contemplar a qualificação dos profissionais do setor.

Com o tema "Desenvolvimento do Turismo Náutico no Espírito Santo", o Fórum tem por objetivo traçar um diagnóstico do turismo náutico local e elaborar uma estratégia de desenvolvimento para este segmento.

No Núcleo de Conhecimento também serão realizados o Seminário Agrolegal; o 2º Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo do Estado do Espírito Santo; 9º Encontro de Prefeitos, Secretários e Gestores Municipais de Turismo do Espírito Santo; e o 6º Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação e Turismo.

Expotur

foto: Win Eventos
A feira é realizada na tenda montada na Praça do Papa.

A Expotur é a maior vitrine de turismo do Espírito Santo e a cada ano tem se consolidado como referência na divulgação dos destinos turísticos capixabas. Este é um cenário propício para profissionais do setor promoverem e fecharem bons negócios. O maior e mais importante evento do segmento apresenta o que o Estado tem de melhor em turismo, cultura, artesanato e culinária.

Para comemorar os 10 anos de realização da feira, o tema escolhido para esta edição é "No ano da Copa prepare-se para fazer do Espírito Santo o seu destino", uma alusão ao fato de que o Estado está recebendo duas seleções de futebol - Austrália e Camarões - para treinar aqui durante a pré-temporada.

Nos últimos anos a Expotur apresentou crescimento de cerca de 500% no número de visitantes e mais de 200% em volumes de negócios gerados para o setor. Para este ano, a expectativa é ainda maior. Estima-se que 40 mil pessoas circulem durante os três dias de feira e que sejam movimentados R$ 16 milhões.

A Expotur é fruto de uma parceria entre a Abav-ES e o Governo do Estado, por meio das Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento/Aderes. O evento conta ainda com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca; e Secretaria da Cultura.

Serviço:
10º Salão de Turismo e 5º Salão do Artesanato do ES - Expotur - de 04 a 06/04/2014 - Praça do Papa - Entrada franca.

Programação Geral
04/04 - Sexta-feira
10h - Cerimônia de Abertura Oficial da Expotur 2014
22h - Encerramento
05/04 - Sábado
22h - Encerramento
06/04 - Domingo
20h - Encerramento

Núcleo do Conhecimento
03/04 - Quinta-feira - 08h às 18h
4º Fórum do Turismo Náutico no Espírito Santo
Local: Hotel Bristol Century Plaza (Avenida Dante Michelini - Praia de Camburi).
Tema: "Desenvolvimento do Turismo Náutico no Espírito Santo".
08h - Credenciamento - Café de recepção.
09h - Cerimônia de Abertura Oficial do Fórum.
09h30 - Apresentação da dinâmica e formação dos Grupos de Trabalho.
10h30 - Diagnóstico do potencial náutico.
12h - Almoço.
14h - Elaboração da Estratégia de Desenvolvimento do Turismo Náutico.
16h - Intervalo.
16h30 - Retorno às atividades de elaboração da Estratégia de Desenvolvimento do Turismo Náutico.
18h - Encerramento.

04/04 - Sexta-feira - 13h às 15h
Seminário Agrolegal
Local: Auditório Palácio do Café.
13h-14h - 1ª turma.
14h-15h - 2ª turma.

04/04 - Sexta-feira - 13h às 15h
2º Encontro dos Conselhos Municipais de Turismo do Estado do Espírito Santo
Local: Hotel Golden Tulip (em frente à Praça do Papa).
Tema: "O Segredo para o bom funcionamento dos Conselhos Municipais de Turismo".
13 às 15h - Roberta Dias de Oliveira - Secretária de Turismo de Itatiaia-RJ.
Presidente do Fórum Estadual de Secretarias de Turismo-RJ.
Marcelo Carrasco Jimenez - Empresário de Penedo - Itatiaia-RJ.
Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Itatiaia - Comtur.
Presidente do Conselho Regional de Turismo da Região das Agulhas Negras - Conretur.

04/04 - Sexta-feira - 15h30 às 18h
Local: Hotel Golden Tulip (em frente à Praça do Papa)
Tema: "O Turismo como Transformador da Realidade Local".
15h30 - Abertura com o governador Renato Casagrande.
16h - Palestra Sebrae-ES - Estratégias de Participação Social e a Cultura como Elemento Transformador da Sociedade e das Cidades - Caso Medellín - Jorge Melguizo - Medellin, Colômbia.
16h50 - Palestra - Caso de Sucesso: Paraty - Carlos José Gama Miranda (Casé) - Prefeito de Paraty-RJ.
17h10 - Painel - Mediador: Eustáquio Palhares - Painelistas: Amunes, Setur-ES, Sebrae, Prefeitura de Vitória, Fecomércio e ES Convention & Visitors Bureau.
18h - Entrega dos Prêmios - Casos de Sucesso do Programa de Regionalização do Turismo do Espírito Santo.

05/04 - Sábado - 09h às 12h
6º Encontro Capixaba de Assessores de Comunicação e Turismo - "Avanços no turismo capixaba: novas estratégias de comunicação e marketing"
08h50 - Credenciamento - Café de recepção.
09h30 - Composição da Mesa.
09h40 - Execução dos hinos nacional e do Espírito Santo.
09h50 - Boas-vindas do secretário de Estado do Turismo.
10h - Palestra 1: "O novo método e plano de Marketing da Secretaria de Estado do Turismo"  - palestrante: Carla Rezende - Gerente de Marketing Turístico da Setur-ES.
11h - Palestra 2: "Os avanços e realizações do Turismo no ES" - Tania Mariano - Assessora de Comunicação da Setur-ES.
11h30 horas - Debate.
12h - Encerramento.