25/06/2012 15h12 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Feira de eventos movimenta o mercado do turismo capixaba

Nesta quarta-feira (27) e quinta-feira (28), o mercado capixaba de turismo e negócios estará em alta. Contando com o patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) será realizada no Itamaraty Hall, em Vitória, a Qualieventos - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Eventos.

A quinta edição da Qualieventos, que como nas anteriores tem entrada gratuita, apresentará novidades aos seus visitantes. Além da feira, que vai apresentar os lançamentos de produtos e serviços dos 27 expositores já confirmados, distribuídos numa área de aproximadamente 1.100 m², o evento terá outras três atividades paralelas.

Uma delas será o Inside Abeoc, que será realizado na quarta (27), de 16 às 19 horas, e que tem como objetivo promover minicursos e treinamentos voltados para a capacitação técnica e profissional das pessoas que atuam no mercado de turismo de eventos e negócios. Também serão debatidas as tendências desse segmento para os próximos anos. O secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos vai participar dessa atividade. Também já está confirmada a participação do secretário municipal de Turismo de Vitória, Antônio Bispo.

A segunda atividade é a Rodada de Negócios, um espaço coordenado pelo Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB), que tem como foco o encontro de fornecedores e empresas. A atividade será realizada no segundo dia do evento (28), de 14 às 19 horas, e já estão confirmadas as participações de 10 instituições, entre elas a Prefeitura Municipal de Aracruz, Ademi-ES, Banestes, Conselho Regional de Administração-ES, Conselho Regional de Farmácia-ES, Sesc, Coca-cola, Fibria e Codesa.

A última atividade é o Degusta Buffet, na qual os convidados poderão aproveitar o melhor da gastronomia, música e decoração capixabas. Serão dois espaços: Degusta Itamaraty e o Degusta Centro de Convenções de Vila Velha, que funcionarão nos dois dias do evento, de 21 às 22 horas. A entrada será somente para convidados.
A realização do Qualieventos é da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Espírito Santo (Sindiprom), com patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura Municipal de Vitória, e apoio institucional do Convention & Bureau do Espírito Santo, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). A organização é da Rota Eventos.

Números do setor

O turismo de eventos e de negócios movimentou cerca de R$ 441 milhões e trouxe mais de 330 mil turistas para o estado na última década, com uma média de cerca de 70 grandes eventos por ano. Nesse período, cerca de 700 grandes eventos foram realizados no estado e responderam pelo recolhimento de aproximadamente R$ 60 milhões em tributos para o estado.

O Espírito Santo ocupa a sexta posição no país quando o assunto é a realização de eventos, perdendo apenas para Paraná, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Nos últimos 10 anos, o Estado teve um aumento de três para 114 eventos por ano.

Nos meses de junho e julho, o turismo de eventos promete aquecer ainda mais economia do Espírito Santo. Estimativas do Espírito Santo Convention Bureau7, dão conta de que 6,4 mil turistas irão circular no Estado e movimentar R$ 11,2 milhões. O valor aumentou 33% em relação ao mesmo período de 2011, que foi de R$ 7,5 milhões.

Os valores são resultado da realização de 24 eventos técnico-científicos e de lazer, previstos no calendário, nos setores de agronegócio, científico, medicina, projetos, negócios, esportivo e silvicultura. Juntos, eles vão reunir aproximadamente 98 mil pessoas em simpósios, congressos, seminários e feiras.

Serviço:
Qualieventos - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Eventos