23/04/2012 08h00 - Atualizado em 27/01/2016 15h50

Festa da Cidade movimenta turismo em Nova Venécia

foto: Asscom/Setur
A gameleira centenária é um dos atrativos turísticos da cidade.

A dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para capixabas e turistas de outros estados que quiserem esticar o feriado do Dia do Trabalhador é o município de Nova Venécia, que entre os dias 25 e 29 estará comemorando o seu 58° aniversário de emancipação política.

A programação dos festejos, que serão realizados no novo Parque de Exposições da cidade, inclui shows nacionais (com Aviões do Forró, João Bosco & Vinícius, César Menotti & Fabiano e Jota Quest) e regionais, leilão de animais e concurso leiteiro. A festa também contará com rodeio, parque de diversões, bares, lanchonetes, exposição agropecuária e muitas outras atrações.

Atrativos

Nova Venécia, que faz parte da Região Turística Pedras, Pão e Mel e apresenta um grande potencial para o agroturismo, ecoturismo e também para a prática de turismo esportivo e de aventura, além de contar com um precioso patrimônio histórico, com casarões do século XIX.

foto: Asscom/Setur
A Pedra do Elefante é o atrativo natural mais importante de Nova Venécia.
O município abriga a Área de Proteção Ambiental (APA) da Pedra do Elefante, principal símbolo da cidade. A área tem 2.562 hectares e está situada a cerca de 10 km do Centro da cidade, no sentido Nova Venécia a São Gabriel da Palha.

A Pedra do elefante tem 604 metros de altura e em 2001 foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura como um monumento paisagístico natural. O local atrai um grande número de turistas que podem fazer caminhadas, trilhas ecológicas, trekking, enduros ou escaladas.

Nova Venécia possui ainda outros belos atrativos, como a Cachoeira da Boa Vista, Córrego da Areia e o Parque Aquático dos Grillos. A cachoeira, que fica a 21 Km da cidade, também conta com piscinas naturais e área de recreação. O local possui boa infraestrutura para entretenimento e lazer dos visitantes. Já o Parque Aquático dos Grillos possui três piscinas naturais, infraestrutura de bar e restaurante, com áreas para a prática de esportes e lazer.

Turismo religioso

Também na Pedra do Elefante é possível encontrar a Gameleira, uma árvore centenária com aproximadamente cinco metros de diâmetro e que atrai curiosos e fiéis que acreditam na aparição de uma santa no local, a Mãe Peregrina.

A árvore fica na base do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Peregrinos, construído sobre uma rocha com traços arquitetônicos simples, atraindo fiéis de todo o Estado e inserindo o município na rota do turismo religioso no Espírito Santo.

Programação:

Quarta-feira (25/04)
18h30 - Show com Campeões do Batidão.
19 horas - Rodeio.
20 horas - Show com Afrozumba no Chão do Parque.
20h30 - Abertura oficial da festa da cidade, exposição agropecuária e concurso leiteiro e inauguração do Novo Parque de Exposições.
21 horas - Show com GRP.
22 horas - Show com Aviões do Forró.
23h30 - Show com Os Sacanaz.

Quinta-feira (26/04)
19 horas - Entrega do título de Cidadão Veneciano, na Câmara de Vereadores.
19 horas - Rodeio.
19h30 - Show com a Banda Ginga Brasil.
21 horas - Sala de Reboco.
22 horas - Show com João Bosco & Vinícius.
23h30 - Show com Forró Siriri.

Sexta-feira (27/04)
20 horas - Rodeio.
20 horas - Show com a Banda UH.
21h30 - Show com a Banda Springfield.
23 horas - Show com Jota Quest.
00 horas - Show com a Banda Fractus.

Sábado (28/04)
19 horas - Rodeio.
19h30 - Show com Diego Feitosa e Banda.
21 horas - Show com Suíte do Papai.
23 horas - Show com César Menotti & Fabiano.

00 hora - Show com Nando & Michel.

Domingo (29/04)
08 horas - Corrida Rústica de São Marcos (largada e chegada em frente ao Ginásio de Esportes Olímpico do Cricaré).
16 horas - Encerramento da Exposição Agropecuária.
16 horas - Rodeio.
18 horas - Show Gospel com a Banda D?Jesus.
19 horas - Show com Beto & Jhonny.
20 horas - Show com Afrozumba no Chão do Parque.
20h30 - Show com a banda Thiamath.

XXVIII Concurso Leiteiro
-  Terça-feira (24/04)
Até as 18 horas - Chegada dos animais.

- Quarta-feira (25/04)
7 horas - 1ª ordenha do Concurso Leiteiro.
18 horas - 2ª ordenha do Concurso Leiteiro.

- Quinta-feira (26/04)
7 horas - 3ª ordenha do Concurso Leiteiro.
18 horas - 4ª ordenha do Concurso Leiteiro.

- Sexta-feira (27/04)
7 horas - 5ª ordenha do Concurso Leiteiro.
18 horas - 6ª Ordenha do Concurso Leiteiro.

- Sábado (28/04)
7 horas - 7ª e última ordenha do Concurso Leiteiro.

Leilão de Animais
Sábado (28/04)
12 horas - Almoço com Moda de Viola - Joel & Rodrigo/ Agripino e Zé Landim.
13 horas - Leilão de 100 fêmeas Girolando.
15 horas - Leilão de 1000 bezerros.
20h30 - Encerramento.

Assessoria de Imprensa da Setur