01/04/2013 08h24 - Atualizado em 27/01/2016 16h06

Festa da Penha: começa o maior e mais importante evento do turismo religioso no Espírito Santo

foto: Setur/Sagrilo
Realizada há 62 anos, a Romaria dos Homens é o ponto alto da festa.

Já está pronta a programação da tradicional Festa da Penha, que movimenta o município de Vila Velha e o turismo religioso do Espírito Santo.  Os festejos da padroeira do Estado começaram neste domingo (31/03) e seguem até a próxoma segunda-feira (08/04). A expectativa é de que cerca de 1,3 milhão de pessoas participem.

Símbolo da fé do capixaba, a Festa da Penha tem apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e é realizada há 442 anos. É o maior evento religioso do Espírito Santo e o terceiro maior do País em número de fiéis, atrás somente da Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), e do Círio de Nazaré, em Belém (PA). A cada ano a celebração atrai mais devotos.

Um dos pontos altos da festa é a tradicional Romaria dos Homens, realizada há 62 anos, que atrai mais de 100 mil fiéis. Inicialmente criada para estimular a participação masculina na Festa da Penha, hoje é a maior romaria de homens do Brasil. Os romeiros caminham por 14 quilômetros, desde a Catedral de Vitória até ao Convento da Penha.

Além disso, outras romarias fazem parte do evento, como a dos cavaleiros, das mulheres, dos militares, das pessoas com deficiência, dos ciclistas, dos motociclistas e romaria marítima. Há ainda aquelas organizadas pelas dioceses de Colatina e de Cachoeiro de Itapemirim.

Convento da Penha

Maior ícone do turismo do Espírito Santo, o Convento da Penha é uma construção de arquitetura característica do período colonial brasileiro, sendo tombado, em 1943, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico Cultural.

O Convento está localizado num penhasco de 154 metros de altitude e a 500 metros do mar, envolto por uma faixa de 50 hectares de mata atlântica. Foi fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou ao Espírito Santo em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias. Uma réplica do Painel fica no oratório da Gruta Frei Pedro Palácios, lugar que serviu de abrigo ao frade quando ele chegou ao Espírito Santo.

O Largo do Convento (ou campinho) foi o local escolhido para a construção de uma capela dedicada a São Francisco de Assis, em 1562. Anos depois, em 1568, no alto do penhasco foi edificada outra capela que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569. Desde então, a Capela da Penha sofreu mudanças, ampliações, restaurações e hoje abrange uma área de 632.226 m².

Sala dos Milagres

A Sala dos Milagres é um espaço para exposição de ex-votos ofertados à Virgem da Penha. Está organizada no pavimento térreo da ex-casa dos romeiros ao lado do Museu. Expõe acervo tradicional, reunido por mais de dois séculos pelos frades franciscanos e pelos fiéis devotos.

foto: Prefeitura de Vila Velha
Réplica da imagem de Nossa Senhora da Penha.

Na Sala dos Milagres encontra-se uma réplica da Imagem de Nossa Senhora da Penha que é peregrina e visita as comunidades. A imagem da Santa está em destaque, tendo como fundo painel evocativo da "Festa da Penha", pintado pelo artista plástico Atílio Colnago, para abençoar seus devotos.

Nas paredes laterais estão expostas inúmeras placas de agradecimento e de quadros com fotografia de fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha. Assim também estão expostos outros objetos como cabeça de cera, pernas, muletas e vários outros deixados pelos devotos de Nossa Senhora em agradecimento pelas graças alcançadas.

Programação

Além das tradicionais romarias, a Festa da Penha reúne shows cristãos e atrações musicais locais e nacionais. Neste ano a novidade fica por conta dos três shows cristãos nacionais: a cantora Adriana Arydes, o grupo de Cantores de Deus e a cantora Eliane Ribeiro.

Domingo, 31 de março
Romaria dos Cavaleiros - saída de Cobilândia, às 8h30, e chegada na Prainha às 11h
Oitavário e missa às 14h30 no Campinho
(Área Pastoral de Vila Velha)

Segunda-feira, 1º de abril
(Área Pastoral Serrana)

Terça-feira, 02 de abril
(Área Pastoral Cariacica/Viana)

Quarta-feira, 03 de abril
(Área Pastoral Benevente)
Romaria dos Militares - Saída do portão do  Convento da Penha às 14h

Quinta-feira, 04 de abril
(Área Pastoral Serra)

Sexta-feira, 05 de abril
(Área Pastoral Vitória)
Abertura com Coro Sinfônico da Fames às 19h
Show de Amaro Lima e banda às 20h30
Show de Evandro & Raniery às 22h
Sábado, 06 de abril
Missa da Romaria de São Mateus às 8h
Romaria das Pessoas com Deficiência - saída da Praça Duque de Caxias às 8h e missa na chegada à Prainha.
Romaria de Cachoeiro de Itapemirim - saída do portão do Convento às 14h
Oitavário e Missa às 14h30 no Campinho
Romaria dos Homens - saída da Catedral às 19h e missa às 23h30 na Prainha

Domingo, 07 de abril