05/10/2012 10h47 - Atualizado em 27/01/2016 15h59

Festa da Polenta agita Venda Nova do Imigrante no feriado prolongado

foto: Prefeitura de Venda Nova
O tombo da polenta é um dos pontos altos da festa.

Começa na quinta-feira (11) e vai até domingo (14), a 33ª edição da Festa da Polenta. A novidade para este ano é que a festa terá um dia a mais. Com o feriado de 12 de outubro, a festa começa na quinta e aproveita o final de semana prolongado. O evento, que será realizado no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, é realizado pela Associação festa da Polenta e conta com o apoio da Secretaria do Turismo (Setur) na divulgação.

O evento tem o objetivo de resgatar e manter viva a cultura dos imigrantes italianos que há mais de 100 anos colonizaram Venda Nova. Serão quatro dias de muita música e comidas típicas. Tradicional no Estado, a festa recebe turistas de várias cidades e conta com uma variada programação cultural, shows e comidas típicas. No ano passado, 22 mil pessoas participaram das festividades. Devido à sua importância cultural, a Festa de Polenta está entre as prioridades do Governo do Estado para a promoção nacional do turismo do Espírito Santo.

Os artistas nacionais que se apresentarão este ano são os cantores Wilson Sideral, na sexta (12), e Almir Sater, no sábado (13).  Mas a principal atração da festa fica por conta do tombo da polenta. A cada vez que o panelão gigante despeja mais de uma tonelada de polenta, as atenções dos turistas que participam da festa se voltam para o espetáculo.

Outro gigante que chama a atenção no evento é o queijo de 1.200 quilos, feito por voluntários da Associação dos Agropecuaristas de Venda Nova (Aagrope), que desfila pelas ruas da cidade em uma carreata.

A entrada é franca na quinta (11) e na sexta-feira (12) durante o dia. Na sexta-feira (13) à noite o ingresso custa R$ 20,00. Já no sábado (14), durante o dia será R$10,00 e à noite R$ 30,00. No domingo o preço da entrada é R$ 15,00.

História da Festa da Polenta

A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves. Ele achou a ideia interessante e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.

Quando o número de participantes começou a crescer, com pessoas vindas de diversos lugares do Estado, surgiu a ideia de estender as comemorações por mais dois dias. Em 1995 a Prefeitura adquiriu um terreno e criou o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman para abrigar a Festa da Polenta e demais festas do município.

Programação:

Quinta (11)
20 horas - Show de abertura com Leandro Bellumat.
21 horas - Abertura da 33ª Festa da Polenta e eleição da 23ª Rainha da Festa da Polenta.
23h30min - Show com Ragazzi dei Monti.
01h30min - Show com Léo e Luan.

Sexta (12)
11 horas - Almoço típico.
12 horas - Show com a Banda Martinense.
14 horas - Apresentação do Grupo de dança Granello Giallo.
14h30min - Tombo da Polenta.
14h30min - Show com a banda Brasitália.
17 horas - Pausa técnica.
21 horas - Grupo de dança Picoolo Pavonne.
21h30min - Show com Sergio di Napoli.
23h30min - Show com Wilson Sideral.
01h30min - Show com Multiplace Band.

Sábado (13)
10 horas - Desfile do queijo gigante.
11 horas - Almoço típico.
12 horas - Show com a Banda Pop Jazz (Ifes).
14 horas - Apresentação do Grupo de dança Flores da 3ª Idade.
14h30min - Tombo da Polenta.
14h30min - Show com Toni Boni.
15 horas - Corte do queijo gigante.
17 horas - Pausa técnica.
21 horas - Apresentação do grupo de dança Granello Giallo.
21h30min - Show com Ragazzi dei Monti.
23h30min - Show com Almir Sater.
01h30min - Show com Banda Evidance.

Domingo (14)
09 horas - Missa na Igreja Matriz.
11 horas - Almoço Típico.
11h30min - Show com a Banda da Policia Militar do ES.
13 horas - Apresentação do grupo Dei Bambini.
13h30min - Apresentação do grupo Sol da Manhã.
14 horas - Apresentação do grupo de dança Granello Giallo.
14h30min - Tombo da Polenta.
14h30min - Show com Toni Boni.
15 horas - Corte do queijo gigante.
17 horas - Apresentação do grupo de dança Tarantolato.
17h30min - Show com Ragazzi dei Monti.
20 horas - Show de encerramento com Alex Campanha.

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br