08/10/2010 11h35 - Atualizado em 27/01/2016 15h39

Festa da Polenta é opção de diversão para o feriado

Para os turistas e capixabas que não sabem como aproveitar o feriado deste final de semana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), sugere a 32ª "Festa da Polenta" que irá acontecer desta sexta-feira (08) a domingo (10), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão, em Venda Nova do Imigrante.

Uma parceria da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante com a Associação Festa da Polenta (Afepol), a festa é tradição no município e atrai visitantes de todo o Estado, além de turistas nacionais.  As atrações são: shows regionais, o tombo da polenta gigante, o desfile do queijo gigante e o Paiol do Nonno. Este ano a festa conta com uma novidade, a Vila Cenográfica.

Vila Cenográfica

A Vila Cenográfica é uma reprodução das vilas italianas, em forma de painéis cenográficos, que deu à praça de alimentação um ambiente aconchegante e de encher os olhos de turistas e moradores. Os sobrados da vila têm cores diferentes e reproduzem a arquitetura de várias regiões da Itália, na época da imigração.

Vários detalhes, como cortinas de renda e floreiras nas janelas, revelam costumes até hoje mantidos na Itália. No painel cenográfico, as aberturas das portas e janelas permitem que os pratos típicos sejam servidos ao público da Festa da Polenta.

História da Festa da Polenta

A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves. Ele achou a ideia interessante e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.

A primeira Festa da Polenta de Venda Nova aconteceu no Colégio Salesiano em 1979, precedida de uma missa na Igreja Matriz. No início, apenas os moradores da cidade participavam da festa, e tudo era improvisado: as donas de casa emprestavam panelas, pratos, copos e talheres e a comunidade doava fubá, macarrão, lingüiça, queijo, frango e bebidas. Desde as primeiras festas, toda a renda era dividida entre as entidades filantrópicas da cidade, com o objetivo de melhorar a vida da população.

Quando o número de participantes começou a crescer, com pessoas vindas de diversos lugares do Estado, surgiu a ideia de estender as comemorações por mais dois dias. Em 1995 a Prefeitura adquiriu um terreno e criou o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman para abrigar a Festa da Polenta e demais festas do município.

Programação da Festa da Polenta

Sexta-feira (08/10)

20h - Show de Abertura com a Banda Dublack
21h - Abertura da 32ª Festa da Polenta