13/09/2013 11h01 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Festa de Ibiraçu é a dica da Setur para este final de semana

foto: Caliari/Setur-ES
Ibiraçu abriga o famoso mosteiro Zen Budista Morro da Vargem.

A dica para este final de semana é a festa de 122 anos de emancipação política do município de Ibiraçu. Com uma programação variada, no Centro de Eventos Cézar Rosalém, a festa conta com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) na divulgação.

Serão quatro dias de muita festa e entre as atrações estão shows nacionais e regionais, apresentação gospel, exposições e festival de pastel e caldo de cana.
A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (14), às 19 horas. A atração gospel William Santana & Banda se apresenta às 20h30, seguido da dupla Daniel e Samuel.

No sábado (15) a programação começa cedo. Às 9 horas, no Centro de Eventos Cézar Rosalém, será aberta a Rua do Lazer, um espaço de diversão para a criançada. Às 13 horas, a banda Morena Jamba agita o município com uma micareta. O dia segue com várias apresentações e o destaque fica para a atração nacional Hugo & Tiago, que sobe ao palco às 23 horas.

O último dia do evento tem a final do campeonato de futebol amador no Estádio Marcão, às 15 horas. E para fechar a noite, quem agita o público é a cantora Andrea Nery, que se apresenta às 19 horas.

Festival de pastel

foto: Divulgação
Os pasteis vendidos à margem da BR-101 também são um atrativo turístico da cidade.

Conhecida por seus deliciosos pastéis vendidos à beira da estrada e pelo famoso Mosteiro Zen Budista, uma das atrações da festa de Ibiraçu é o Festival de Pastel e Caldo e Cana, que está na sua quarta edição. Os visitantes poderão contar com aproximadamente 30 sabores diferentes. A exposição acontece no local do evento, durante os dias da festa.

A cidade é famosa pela comercialização há mais de 50 anos dos seus pasteis com caldo de cana. Os "shoppings rurais" existentes à margem da Rodovia BR-101 se tornaram uma atração turística. Destacam-se as três pastelarias do Grupo Califórnia, a Parada Sfalsin, e a Parada Ibiraçu.

Turismo

Localizado a 73 km da capital, o município é o recanto ideal para quem procura descanso da vida corrida da cidade grande. Ibiraçu abriga o maior mosteiro zen budista da América Latina, o Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Na cidade encontra-se também o único santuário da Região Norte do Espírito Santo, o Santuário Nossa Senhora da Saúde, que recebe milhares de fiéis durante o dia da santa.

Com a presença das crenças cristã e budista, foi criado o Circuito Turístico "Caminhos da Sabedoria", um trajeto com 110 km de meditação e encontro com a natureza, levando os peregrinos de volta às origens da região, sendo recebidos por um povo acolhedor e cheio de histórias.

Serviço:
Programação:
Quinta-feira (12)
18h: Sessão Solene da Câmara Municipal de Ibiraçu
19h: Rick e Tati (Apresentação de Artes Plásticas)
(Centro Cultural Roque Peruch)

Sexta-feira (13)
19h: Abertura Oficial da Festa
19h30: Proclamação do Evangelho
20h30: William Santana & Banda - Gospel
22h: Daniel e Samuel - Gospel

Sábado (20)