21/06/2013 14h57 - Atualizado em 27/01/2016 16h10

Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa continua neste final de semana

Turistas capixabas e de outros estados que valorizam a cultura dos descendentes de italianos, podem curtir, até o próximo domingo (30), a tradicional Festa do Imigrante de Santa Teresa. Visando resgatar o objetivo maior do evento, que é fortalecer a cultura italiana, a prioridade da programação está centrada nos grupos regionais que resgatem a tradição da cidade, que completa 139 anos de imigração.

A 22ª edição do evento foi remodelada, trazendo algumas alterações em relação ao ano passado. A principal delas é a tradicional Carretela Del Vin, cortejo de danças típicas e música italiana, regada a polenta e vinho - enogastronomia típica da região - e em que a maioria dos participantes se veste de trajes típicos com as cores da bandeira da Itália.

Este ano, a carretella terá um novo percurso. O desfile cultural, cortejo dos turistas e população local com música em caixas de som espalhadas pela cidade, fará o mesmo trajeto de sempre, começando no antigo hospital (hoje Casa dos Padres) e indo até a Prefeitura. No entanto, somente a partir do Museu de Biologia Mello Leitão as charretes com vinho, polenta e linguiça entrarão no circuito, indo até o Centro de Eventos de Santa Teresa (Parque de Exposições).

A abertura do evento foi realizada no dia 21, com o tradicional Desfile da Garota Italo-Teresense e música italiana. Este ano a campeã ganhou uma viagem de sete dias com acompanhante à Itália. O roteiro inclui as cidades de Milão, Veneza, Perugia, Verona, Roma, entre outras, com hospedagem, alimentação e traslados inclusos. Vários outros prêmios fazem parte do evento, inclusive tablets para as três primeiras colocadas, no entanto todas as 10 concorrentes que participaram do desfile ganharam presentes, que variam de vale compras a roupas.

O objetivo é realizar uma festa cultural e gratuita, que envolva todo o município para que apenas o centro da cidade seja decorado, mas também os distritos. A Festa do Imigrante é uma realização do Circolo Trentino em parceria com a Prefeitura de Santa Teresa. Com isso, a organização do evento pretende manter a tradição e fazer de Santa Teresa um referencial em turismo histórico e cultural nos próximos anos.

"Este novo formato com certeza vai resgatar o verdadeiro sentido da festa, que segundo os próprios organizadores e a Prefeitura estava ficando com características de micareta, o que não cabe neste modelo de evento. Santa Teresa hoje já pode ser considerada um dos expoentes do turismo no Espírito Santo. Recentemente o governador sancionou a Lei Nº 10.038, que reconhece o município de Santa Teresa como a Capital Estadual do Jazz e do Blues", declarou o secretário Estado do Turismo Alexandre Passos.

Confira a íntegra da programação que se estende até o domingo (30).

Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br