21/06/2012 14h39 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa é a dica da Setur para o final de semana

foto: Prefeitura de Santa Teresa
Desfile cultural

A dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para a diversão de turistas capixabas e de outros estados para este final de semana é a XXI Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa, que começa nesta sexta-feira (22) e segue até o dia 1º de julho. O evento é realizado pelo Circolo Trentino de Santa Tereza, com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Setur, e da Prefeitura Municipal.

Milhares de turistas devem visitar a Doce Terra dos Colibris durante a festa, principalmente durante a Carretela Del Vin, que em 2011 lotou as ruas da cidade com cerca de 60 mil pessoas. Outro grande evento realizado no início de junho, o Festival Internacional de Jazz e Bossa, teve 16,5 mil expectadores.

A programação inclui desde eleição da Garota Ítalo Teresense, apresentações de danças e músicas italianas, shows com bandas dos mais variados estilos, até competições esportivas, com direito a bolo em comemoração aos 138 anos da colonização italiana.

Para abrilhantar ainda mais o evento, na quinta-feira (28) haverá o show internacional com a banda italiana Le Origine Della Especie e na sexta-feira (29) apresentação nacional da dupla Guilherme e Santiago. Outro ponto alto da festa e um dos momentos mais esperados da programação será no sábado (30), quando haverá a tradicional Carretella Del Vin, que no ano passado reuniu 42 mil pessoas nas ruas do centro histórico. Tudo com entrada franca.

Para o evento, a cidade está montando um esquema especial, que inclui reforço na segurança, com 20 policiais militares a mais já nos primeiros dias da festa, e mudanças no trânsito. A partir do dia 28 de junho, serão 50 policiais a mais e durante a Carretela, o reforço será de 100 homens além do efetivo. A Delegacia de Polícia Civil funcionará 24 horas e serão montadas plataformas de observação para monitorar a multidão do alto, além da instalação de um posto de comando móvel da PM em frente ao Parque de Exposições, também a partir do dia 28.

Trânsito

Nos últimos três dias da festa, sexta-feira (29), sábado (30) e domingo (1º) estão previstas mudanças no trânsito da cidade. O trecho da rua em frente ao Parque de Exposições será fechado para veículos.
No sábado (30), dia da Carretela, mais mudanças. A estrada que vai para São Lourenço será fechada durante o desfile, assim como a Avenida Getúlio Vargas. A Jerônimo Vervloet terá mão dupla até a rua que sai na farmácia Bortolini e não terá estacionamento. Policiais também ficarão nas esquinas das ruas mais movimentadas para orientar motoristas e garantir a fluidez do trânsito.

Atrativos turísticos

Um importante destino turístico capixaba, Santa Teresa dispõe de uma rede de hotéis, pousadas e cama e café que totalizam 1,7 mil leitos, segundo dados do próprio setor. Também conta com dezenas de restaurantes, pizzarias, bares, padarias, sorveterias e lanchonetes.

Entre as atrações turísticas estão o Museu de Biologia Mello Leitão (fundado pelo cientista e ambientalista Augusto Ruschi), Casa Lambert (museu da cultura italiana), centro histórico com casario centenário, além de vinícolas, muitas florestas e cachoeiras e complexos esportivos com rapel, arvorismo e voo livre.

Mais informações sobre a Festa do Imigrante Italiano podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Semtur): (27) 3259-2357/3259-1344 - turismo@santateresa.es.gov.br - www.twitter.com/SantaTeresa_ES, ou no Circolo Trentino di Santa Teresa: (27) 3259-1844 - santateresa@trentininelmondo.it

Confira a programação completa da XXI Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br