20/06/2014 13h41 - Atualizado em 28/01/2016 08h42

Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa segue até o domingo (29)

foto: Prefeitura de Santa Teresa.
A festa do Imigrante Italiano resgata as tradições trazidas pelos imigrantes que colonizaram a região.

Turistas capixabas e de outros estados que valorizam a cultura dos descendentes de italianos podem aproveitar, a partir desta sexta-feira (20), a tradicional Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa que realiza a 23ª edição. O objetivo do município com a realização do evento é fortalecer a cultura italiana e, para isso, a prioridade da programação está centrada nos grupos regionais que resgatem a tradição da cidade, que completa 140 anos de imigração este ano.

A abertura do evento será nesta sexta (20) com o tradicional Desfile da Garota Italo-Teresense no Parque de Exposições e Eventos e show com a Banda Amigos da MPB e da Música Italiana. A festa vai de sexta-feira (20) até domingo (29).

Desde o ano passado, a prefeitura adotou a prática de resgatar a cultura e tradição italiana. A principal delas é a tradicional Carretela Del Vin, cortejo de danças típicas e música italiana, regada a polenta e vinho - enogastronomia típica da região - e em que a maioria dos participantes se veste de trajes típicos com as cores da bandeira da Itália.

A finalidade do evento é realizar uma festa cultural e gratuita, que envolva todo o município e não para que apenas o centro da cidade seja decorado, mas também os distritos. A Festa do Imigrante é uma realização do Circolo Trentino em parceria com a Prefeitura de Santa Teresa. Com isso, a organização do evento pretende manter a tradição e fazer de Santa Teresa um referencial em turismo histórico e cultural nos próximos anos.

"Este novo formato com certeza vai resgatar o verdadeiro sentido da festa. Santa Teresa hoje já pode ser considerada um dos expoentes do turismo no Espírito Santo. Recentemente o governador sancionou a Lei Nº 10.038, que reconhece o município de Santa Teresa como a Capital Estadual do Jazz e do Blues", declarou a secretária Estado do Turismo Diomedes Maria Caliman Berger.

Confira a íntegra da programação que se estende até o domingo (29).

Informações à imprensa:
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308