29/05/2012 18h52 - Atualizado em 27/01/2016 15h51

Festa Nacional do Beato Anchieta é opção de lazer para o fim de semana

foto: Divultgação
A cantora Daniela Mercury será uma das principais atrações da festa.

A dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para o final de semana é aproveitar todas as atrações culturais que estão reunidas na Festa Nacional do Beato Anchieta, que vai até o dia 10 de junho.

As comemorações dos 415 anos do Beato que dá nome à cidade estão sendo realizadas desde a última segunda-feira (28), quando foi realizada a abertura da 7ª Feira do Livro de Anchieta (Felivran). Na programação geral da Festa do Beato Anchieta estão shows de artistas nacionais como Fagner, Maria Cecília e Rodolfo, Lulu Santos e Daniela Mercury. Todas as atrações são gratuitas e as apresentações serão na Praça de Eventos da cidade.

Nesta sexta-feira (1º) começa a tradicional Cavalgada da Amizade, que percorre o mesmo trajeto, de 90 quilômetros, trilhado pelo jesuíta, saindo de Vila Velha até o município de Anchieta. A expectativa dos organizadores é de que cerca de 100 pessoas participem da cavalgada.

A Felivran conta com palestras, oficinas, lançamentos, sessões de autógrafos, cinema na praça, peças teatrais e premiações. A feira vai até este sábado (02) e trará grandes autores como Francisco Aurélio Ribeiro, Domingos Meirelles, Padre Antônio Maria e Rogério Andrade Barbosa como convidados.

Além disso, a Festa Nacional do Beato Anchieta terá desfile escolar, eventos religiosos e muitas outras atrações em uma programação que promete agitar o município. Pensando nisso, as pousadas e restaurantes da cidade prepararam pacotes promocionais para o período.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Turismo, Comércio e Empreendedorismo de Anchieta: (28) 3536-3667 / 3536-3669.

PROGRAMAÇÃO:
Data: 28/05 a 10/06/2012

28/05 a 02/06
VII Feira do Livro de Anchieta (Felivran) - Praça São Pedro.

28/05 - Segunda-feira
19h- Abertura oficial da VII Feira do Livro de Anchieta (Felivran) - durante a semana palestras com: Padre Antonio Maria, MV Bill e outros.

01/06 - Sexta-feira
07h - XIV Cavalgada da Amizade - Início na Prainha (Convento da Penha em Vila Velha).

03/06 - Domingo
11h - Chegada da XIV Cavalgada da Amizade - Pórtico de Anchieta - Show de confraternização com Celinho do Acordeon, no Campo de Futebol.

04/06 a 08/06
09h às 20h - Mostra de Meio Ambiente: "Desafios da Gestão Ambiental de Anchieta" - Praça das Castanheiras - Centro.

04/06 - Segunda-feira
19h - Abertura da Exposição de Artefatos Arqueológicos Iphan / Lançamento do livro de Marcos de Souza - Projeto: "Durinho""Soledade, Soletude, Solidão" / Apresentação musical com Alunos das Oficinas Culturais - Casa da Cultura.

05 a 10/06
Tenda Programa Anchieta do Futuro - Praça de Eventos.

05/06 - Terça-feira
19h - Entrega de títulos e comendas - Câmara Municipal.

06/06 - Quarta-feira
09h às 15h - II Encontro dos Aposentados e Pensionistas do Ipasa - Vila Samarco
18h - Performance Cultural Trilha da Memória -  Subida do Pórtico até o Adro da Matriz.
19h - Tríduo - Igreja Matriz. Tema: "Beato Anchieta e Devoção a Nossa Senhora".

07/06 - Quinta-feira
07h - XV Caminhada Passos de Anchieta - Saída: Catedral - Vitória.
08h - Desfile Escolar - Tema "Valores" - Av. Rauta.
18h30 - Concerto Brasileiríssimo com o Coral Municipal Viva Voz, acompanhados pela orquestra de câmara Fâmuli de Vitória, regência Maestro Inarley, seguida de Tríduo/Missa Igreja Matriz, na sequência Procissão de Corpus Christ - Igreja Matriz à Igreja São Pedro, passando pelo Poço Jesuítico Coimbra - Tema: "Beato Anchieta e a Eucaristia".

07/06 a 09/06- IV Encontro de Motos Clássicas Harley Davidson - Praia da Areia Preta, Balneário de Iriri.

08/06 - Sexta-feira
19h00 - Tríduo - Igreja Matriz tema: "Beato Anchieta e o Seguimento a Cristo".
20h00 - Festival Nacional de Música do José de Anchieta - Edição 2012 - Praça de Eventos.
23h30 - Show com Fagner.
00h30 - Show com Barra da Saia.

09/06 - Sábado
08h - Passeio Ciclístico - Saída do Pórtico até o Monte Urubu.
09h- Final do Campeonato Municipal de Futevôlei - Praia Central.
15h - Transferência Simbólica da Capital do Estado para Anchieta.
16h - Missa Solene em homenagem ao Beato José de Anchieta - Igreja Matriz. Tema: "Beato Anchieta, Apóstolo do Brasil", após sorteio de uma moto Honda 125 e mais 09 prêmios e show com a Banda FB6.
19h - Inauguração do "Centro Cultural de Anchieta" com Leitura dramática de obra de Padre José de Anchieta e apresentação musical com Pedro Alcântara e Quarteto.
20h - Lançamento do Selo e Carimbo aos "415 ANOS DO BEATO ANCHIETA".
21h - Show Padre Juarez Castro - Praça de Eventos.
23h00 - Show Lulu Santos - Praça de Eventos.

10/06 - Domingo
10h - Recepção aos Andarilhos da XV Caminhada Passos de Anchieta - Homenagem ao Sr. Virgílio. Apresentação Cultural Folclórica "Congo Sol e Lua". Show Musical - Adro da Igreja Matriz.
15h -Amistoso com Master do Flamengo e Master de Anchieta - Campo de Futebol.
17h - Apresentação da equipe Adrenalina Motoshow - Praça das Castanheiras, Centro.
21h - Show com Maria Cecília e Rodolfo - Praça de Eventos.
23h - Show com Daniela Mercury - Praça de Eventos.

Assessoria de Imprensa da Setur
Tel.: (27) 3636-8006 / imprensa@turismo.es.gov.br