19/01/2012 10h35 - Atualizado em 27/01/2016 15h47

Festas de São Benedito e São Sebastião são opções de lazer para turistas neste final de semana

foto: Assessoria de Comunicação-PMS
As festas serão realizadas em Manguinhos, Nova Almeida e Itaúnas
Conhecer o folclore, as tradições locais e ainda curtir uma boa festa são excelentes opções de lazer para turistas e visitantes que estão na Região Metropolitana de Vitória neste final de semana. A dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) são os festejos dedicados a São Benedito e São Sebastião, realizados em Nova Almeida e Manguinhos, na Serra, e em Itaúnas, em Conceição da Barra.

Manguinhos


Em Manguinhos a Festa de São Sebastião terá início nesta quinta-feira (19) e vai até o domingo (22), com missas a partir das 19h30min, na igreja Sant?Ana. Após as celebrações haverá apresentações das bandas de congo da comunidade. No sábado haverá a descida do mastro até a praça principal de Manguinhos. No domingo, além da missa, haverá procissão, a partir das 18h30min, e em seguida será feita a puxada e fincada do mastro em frente à igreja.

Nova Almeida

Já em Nova Almeida, a Festa de São Benedito e
foto: Assessoria de Comunicação-PMS
Fincada do Mastro na festa de Nova Almeida
São Sebastião segue até a sexta-feira (20). Nesta quinta-feira (19), a partir das 8 horas, haverá encontro de bandas de congo mirim, com concentração na Rua José Arcanjo de Lima, de onde seguem para a Igreja de Reis Magos. Às 19h30min serão realizadas missas na Igreja e Residência de Reis Magos e na comunidade de São Sebastião, em Poço dos Padres. Às 21 horas, a animação fica por conta do show de Roberson Rodrigues, na Praça dos Reis Magos.

Na sexta feira (20), os festejos começam às 16 horas, com concentração de dez bandas de congo na Praça dos Reis Magos. Em seguida, haverá a procissão marítima, com barcos enfeitados em homenagem a São Sebastião, a tradicional Puxada do Mastro com o Navio de São Sebastião, e apresentação das bandas de congo pelas principais ruas de Nova Almeida. A fincada do mastro ocorre às 21 horas, com show pirotécnico em frente à Igreja de Reis Magos. O show, com duração de aproximadamente oito minutos, terá como base as torres montadas na parte de trás da Igreja e Residência de Reis Magos.

Às 22 horas, as programações musicais agitam o palco montado em frente à igreja. As bandas locais Essência e Estrela dos Artistas tocarão o melhor do forró. E para fechar com chave de ouro, todos poderão curtir o show nacional da cantora Elba Ramalho.

Itaúnas

E para quem tem um pouco mais de fôlego, ainda dá para aproveitar a Festa de São Sebastião em Itaúnas, que começa na sexta-feira (20) e vai até domingo (22). Os festejos começam com a chegada do Ticumbi do Angelin (localidade agrícola de Itaúnas). Seus integrantes vêm em embarcações pelo Rio Itaúnas, trazendo consigo a velha imagem de São Benedito da localidade. Esse mesmo percurso será feito também pelos outros dois Ticumbis da região. A descida pelo rio complementa o ensaio geral da noite anterior.

Os três grupos apresentam-se em dias diferentes: o que se intitula da Itaúnas Velha, na Igreja de São Benedito, a do Angelin na Igreja Matriz, e do Bongado, também na Igreja Matriz. O Ticumbi de São Benedito de Conceição da Barra encerra os festejos no domingo. Os demais grupos apresentam-se na praça diante da Igreja de São Sebastião.

Durante a festa vão se apresentar 20 grupos, desde os três Ticumbis da própria Itaúnas, grupos de jongos, o Alardo de São Sebastião, também de Itaúnas, Reis de Boi de várias localidades, principalmente de São Mateus e Conceição da Barra, até o Ticumbi de São Benedito de Conceição da Barra, composto só de negros. Além disso, várias outras manifestações se apresentam como convidados, entre elas bandas de congo de todo o Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur
Tania Mariano
Tel.: (27) 3636-8006 / (27) 9805-1308
Colaboração: Mateus Cordeiro
imprensa@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard