11/10/2013 09h17 - Atualizado em 28/01/2016 08h32

Festival Capixaba de Frutos do Mar é atração do feriado no balneário de Iriri

foto: Divulgação
Paella gigante com mais de 400 kg e 3 metros de diâmetro.

Para quem aprecia boa culinária à base de frutos do mar, a dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é curtir o fim de semana no balneário de Iriri, em Anchieta. O município será palco do 16º Festival Capixaba de Frutos do Mar e promete novidades para esta edição. O evento conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo (Setur).

Nesta edição, o festival, que começa nesta sexta-feira (11) e vai até domingo (13), deixa as dependências do Iriri Praia Club para tomar as ruas da cidade. Uma área de 5 mil metros quadrados localizada próxima ao calçadão da Praia da Costa Azul foi reservada para receber os moradores e turistas em grande estilo. Este ano, o espaço gastronômico contará com a participação de 20 restaurantes, um deles exclusivamente dedicado às sobremesas.

Outra novidade é que, além de destacar as riquezas do mar de Anchieta, o festival também valorizará em suas receitas os legumes, verduras e temperos produzidos na região de montanha do município.

Além das delícias gastronômicas, o festival traz diversas atividades, que são um convite ao público para conhecer as belezas do local. O luau, que acontece na sexta-feira (11), oferece música e cultura. Já para a criançada, será montada a Rua de Lazer com muitas opções de diversão, enquanto os pais saboreiam as delícias do festival gastronômico.

Paella Gigante

A atração principal do evento fica por conta do preparo do prato, que desta vez, terá 450 kg. A panela tem 3 metros de diâmetro e pesa 400 kg. No utensílio gigante serão adicionados 186 kg de frutos do mar, 184 kg de leguminosas, 65 kg de arroz, 15 kg de ingredientes como azeite, sal e manteiga; além de 240 litros de caldo. Com esse tamanho, a paella feita na noite do sábado (12) será a maior do Espírito Santo e a segunda maior do Brasil.

Anchieta

Anchieta é famosa nacionalmente pela caminhada Passos de Anchieta, na qual andarilhos de todo o País saem de Vitória em direção à cidade, refazendo o percurso do jesuíta Padre Anchieta. O município possui 23 praias, entre elas Ubu, Iriri e Castelhanos se destacam por suas belas paisagens e são as mais procuradas do município durante o verão.

O 16º Festival Capixaba de Frutos do Mar é realizado em uma parceria da Associação Iriri Vivo com a Prefeitura Municipal de Anchieta. Além da Setur, também apoiam o evento o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

Serviço:
Sexta-feira, 11/10