07/10/2015 11h31 - Atualizado em 28/01/2016 08h48

Festival de Frutos do Mar de Anchieta

Para quem aprecia boa culinária à base de frutos do mar, a dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) é curtir o fim de semana no balneário de Iriri, em Anchieta. O município capixaba promove o 18º Festival Capixaba de Frutos do Mar e promete novidades para esta edição, que começa nesta sexta-feira (09) e vai até segunda (12).

Uma das novidades do Festival são os pratos à base de atum, como é o caso do grelhado com purê de banana da terra, pimenta rosa e manjericão. Nesta edição serão oferecidos mais de 60 pratos com os mais variados frutos do mar. O evento será realizado no Espaço Gastronômico, montado na Avenida Dom Helvécio.

Além das delícias gastronômicas, o Festival traz diversas atividades, com uma programação recheada de boa comida, atrações musicais, estandes institucionais, espaço infantil, aulas show de culinária com chefs de cozinha renomados, shows acústicos e muito mais.

O 18º Festival Capixaba de Frutos do Mar é realizado em parceria entre a Associação Iriri Vivo e a Prefeitura Municipal de Anchieta. O evento conta com apoio da Setur.

Anchieta

Anchieta, município localizado no litoral Sul do Espírito Santo, é famoso nacionalmente pela caminhada Passos de Anchieta, na qual andarilhos de todo o País saem de Vitória em direção à cidade, refazendo o percurso do jesuíta Padre Anchieta. O município possui 23 praias, entre elas Ubu, Iriri e Castelhanos se destacam por suas belas paisagens e são as mais procuradas do município durante o verão.

Balneário de Ubu: Com águas calmas e claras e areia fina e compacta. Na ponta direita, ficam os arrecifes. No outro lado, o Pontal de Ubu, que oferece uma vista panorâmica da região. Perto dele fica a Lagoa do Surfe, de águas verdes, boas para o banho e para a prática de windsurfe.

Balneário de Iriri: Com destaque para a Praia dos Namorados, a Costa Azul e a Praia da Areia Preta, é muito disputado no verão. O mar calmo, a água cristalina e a areia dourada convidam à prática de mergulho.

Praia dos Castelhanos: Com larga faixa de areia, ondas fracas, recifes e vegetação rasteira. As piscinas naturais, com águas mornas, atraem crianças e adultos. A parte norte é semideserta e permite o camping selvagem.

Parati: Com um visual rústico e aconchegante, essa praia é ótima para os que gostam de contato com a natureza e descanso. Ainda é pouco frequentada por turistas, o que a caracteriza como um bom lugar para relaxar. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar tranquilo e azul, ótimo para o banho. Abriga uma pequena comunidade de pescadores. Amendoeiras e outras árvores enfeitam o local e fazem sombra para os visitantes. Mesmo sendo pouco frequentada, a praia possui pequena infraestrutura, com restaurantes simples que servem bons frutos do mar. Além de caminhada, o windsurf também costuma ser praticado por visitantes. Com uma bela paisagem, é o lugar ideal para relaxar, tomar um delicioso banho de mar e assistir ao pôr-do-sol.

Anchieta fica a 85 km da capital Vitória, já o balneário de Iriri a 93 km, cerca de 1h30 de carro. O melhor acesso saindo de Vitória é pela Rodovia ES 060 em direção ao Sul do Estado. Também é possível chegar à cidade de ônibus.