19/07/2012 13h12 - Atualizado em
27/01/2016 15h54
Festival de Inverno começa nesta sexta (20) com programação diversificada
Com o tema "Do prelúdio ao Baião", o XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins começa nesta sexta-feira (20), com várias novidades e uma programação diversificada. A cerimônia de abertura será às 19 horas e contará com a presença do governador Renato Casagrande. Considerado o maior evento de música clássica e popular do Espírito Santo e um dos mais importantes do País, além de shows com músicos consagrados, o festival contará com a Feira Capixaba do Livro e até um passeio noturno no Trem das Montanhas.
Serão 10 dias de festival com uma programação eclética, incluindo atrações nacionais como Dominguinhos e a Banda Falamansa, além de artistas locais como Alexandre Lima e Rádio Experienza, Trio Forró Comichão, grupos e orquestras da Fames, entre outras.
Nos últimos dois anos o Governo tem dado apoio ao Festival de Inverno de Domingos Martins, visando resgatar a sua essência, que é a de divulgar e aprimorar a música erudita e popular. A cada ano o evento se aprimora, buscando a experiência de outras cidades que são referência nesta área, como é o caso de Campos do Jordão (SP), que promove o maior evento de música erudita da América Latina.
Com isso, o nível dos professores que vão ministrar oficinas de música também tem crescido muito. Atraídos por esses grandes mestres, alunos do mundo inteiro estão se interessando pelas 32 oficinas de instrumentos musicais e de canto que serão oferecidas durante o evento. Entre eles, estão músicos de países como Estados Unidos, Suécia, Sérvia e Coréia do Sul.
No ano passado, o Festival recebeu cerca de 20 mil turistas, entre alunos, profissionais de música, e outros visitantes apreciadores da música erudita e popular. Para 2012 serão 987 músicos envolvidos, 55 atrações, 75 horas de apresentação musical, 10 dias de evento, 650 vagas nas oficinas, sendo 370 bolsas.
Segundo o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, o mais importante é o legado que o Festival vai deixar para a cidade de Domingos Martins, que junto com Vitória é um dos destinos indutores do turismo do Espírito Santo.
"O Governo do Espírito Santo tem dado prioridade ao Festival de Inverno como evento indutor do turismo nas montanhas. Há um ano a cidade vem sendo preparada para receber o evento. O nosso objetivo é deixar um legado para a comunidade, tanto em infraestrutura quanto em qualificação de profissionais, geração de empregos e renda", explicou Alexandre.
Feira Capixaba de Livros
Paralelamente ao Festival de Música será realizada, entre os dias de 21 e 25 de julho, na Praça Arthur Gerhardt, a Feira Capixaba de Livros. O evento é uma promoção da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-ES) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins (Sectur-DM), com a coordenação da Academia de Letras Humberto de Campos e Academia Feminina Espírito-Santense de Letras.
O objetivo da feira é aproximar os autores e suas obras do público. A abertura da feira será no sábado (21), às 10 horas, no Clube de Campinho, e contará com exibição de vídeo poético e histórico sobre a cidade de Domingos Martins e a imigração alemã, com declamação da poeta Valsema Rodrigues.
Além disso, haverá também uma apresentação do grupo Vozes da Vila, formado por Andra Valadares, Horácio Xavier, o violonista Barbosa Lima e a cantora Karla Skarine, e sarau poético com autores capixabas convidados, ligados à Academia Espírito-Santense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e Clube dos Trovadores Capixabas.
Trem noturno
Como opção para turistas capixabas e de outros estados que estejam nos municípios próximos de Vitória, e que desejarem aproveitar o trajeto de uma maneira ainda mais agradável e divertida, entre as novidades do Festival de Domingos Martins está a possibilidade de se fazer um passeio noturno de trem no sábado (21).
O pacote inclui transfer de Vitória até Viana na ida, e de Domingos Martins até Vitória na volta, com guia credenciado pela Embratur. As vans sairão às 18 horas da Praça dos Desejos, seguindo até Viana. De lá, o Trem das Montanhas Capixabas sairá às 19 horas, seguindo até o Vale da Estação, em Domingos Martins, onde a chegada está prevista para as 20 horas.
Dentro do trem, haverá também um pocket show com a banda capixaba Derengos, com repertório de música popular brasileira e samba rock. A banda é formada por Leo Figueiredo Bortolini, Nicola Pazolini (ambos formados pela Faculdade de Música do Espírito "Maurício de Oliveira"), Richard Tanure e Bruno Medeiros.
Ao chegar ao Vale da Estação, o transfer será feito de van até Campinho, para que os passageiros possam acompanhar as atrações da noite. O retorno de van direto para Vitória está previsto para as 2 horas. A litorina do Trem das Montanhas tem capacidade para 56 passageiros. O pacote já está à venda e pode ser pago em seis vezes de R$ 32,50 ou à vista por R$ 195,00 (por pessoa).
Confira a programação completa do Festival de Inverno.
Serviço:
XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins - de 20 a 29 de julho de 2012, em Campinho, Domingos Martins - www.festivaldomingosmartins.com.br
- Trem das Montanhas Capixabas - Informações: Serra Verde Express: www.serraverdeexpress.com.br ou pelo telefone (27) 2123-0229/2123-0228.
- Feira capixaba de Livros - Informações: Valsema Rodrigues, Andra Valadares ou Silvana Sampaio (27 - 8118-2363, 9766-6460 ou pelos emails valsema@hotmail.com, andra.mara@bol.com.br e silvanasoaresampaio@hotmail.com).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo