25/06/2012 15h25 - Atualizado em 27/01/2016 15h53

Festival de Inverno terá Dominguinhos e Fala Mansa e eventos paralelos

foto: Asscom/Setur
Representantes do Governo do Estado e demais realizadores do Festival participaram da coletiva à imprensa.

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (25), as secretarias de Estado do Turismo e de Cultura apresentaram à imprensa a programação do XIX Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. Com o tema "Do prelúdio ao baião" o festival, considerado o maior evento de música clássica e popular do Espírito Santo, e um dos mais importantes do País, incluirá desde nomes consagrados como Dominguinhos, passando por grupos locais como Alexandre Lima e Rádio Experienza, Trio Forró Comichão, Fala Mansa, grupos e orquestras da Fames, e até uma apresentação da Mocidade Unida da Glória - que em 2012 teve como enredo "Gonzagão! Filho do Sertão. Majestade do Baião. 100 anos em Glória!".

A avant-première do evento será no dia 5 de julho (quinta-feira), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, com recital de piano com Fernando Vago e show com Mirano Schuler e Trio Gonzagão de Cartola. Nos últimos dois anos o Governo tem dado apoio ao Festival de Inverno de Domingos Martins, visando resgatar a sua essência, que é a de divulgar e aprimorar a música erudita e popular.

A 19ª edição do Festival é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) e da Faculdade de Música Maurício de Oliveira (Fames). A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, em parceira com Instituto Sincades, contando ainda com o apoio institucional do Montanhas Capixabas Convention & Visitours Bureau, e patrocínio do Banestes, Caixa Econômica Federal, Eletrobras, Garoto e Sebrae-ES. A organização é da Multieventos.

O festival será realizado no período de 20 a 29 de julho. A cada ano o Festival de Domingos Martins se aprimora, buscando a experiência de outras cidades que são referência nesta área, como é o caso de Campos do Jordão (SP), que promove o maior evento de música erudita da América Latina. Com isso, o nível dos professores que vão ministrar oficinas de música durante o XIX Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins também tem subido muito.

Atraídos por esses grandes mestres, alunos do mundo inteiro estão se interessando pelas oficinas. Das 32 oficinas de instrumentos musicais e de canto que serão oferecidas durante o evento, 12 já tiveram suas vagas totalmente preenchidas. Cento e oitenta alunos já fizeram suas inscrições, entre eles 20 estrangeiros de países como Estados Unidos, Suécia, Sérvia e Coréia do Sul. Já estão encerradas as inscrições para os seguintes cursos: Clarinete, Flauta, Oboé, Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete, Tuba e Bombardino, Violão Popular, Violoncelo, e Violino - Turmas 1 e 2.

No ano passado, o Festival recebeu cerca de 20 mil turistas, entre alunos, profissionais de música, e outros visitantes apreciadores da música erudita e popular. Para 2012 serão 987 músicos envolvidos, 55 atrações, 75 horas de apresentação musical, 10 dias de evento, 650 vagas nas oficinas, sendo 370 bolsas.

Segundo o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, o mais importante é o legado que o Festival vai deixar para a cidade de Domingos Martins, que junto com Vitória é um dos destinos indutores do turismo do Espírito Santo. "O Governo do Estado tem dado prioridade ao Festival como evento indutor do turismo nas montanhas. Desde que terminou o Festival no ano passado, estamos organizando a edição deste ano. A cidade vem sendo preparada para receber o evento. O nosso objetivo é deixar um legado para a comunidade, tanto em infraestrutura, quanto em qualificação de profissionais, geração de empregos e renda. Um exemplo de que a importância do evento está sendo reconhecida é que o número de parceiros que apoiam sua realização tem aumentado a cada ano", enfatizou.

Entre os detalhes que ainda estão sendo fechados está uma grande atração internacional e a Feira de Livros de autores capixabas, com apoio da Academia Espírito-Santense de Letras. Também é uma novidade a interiorização das oficinas, como é o caso de Melgaço, onde haverá cursos à noite de Prática de Banda de Metais, Concertina e Sanfona e Música Folclórica Alemã - Coral, esta última atendendo a uma demanda da própria comunidade.
Mais informações: www.festivaldomingosmartins.com.br

Trem das Montanhas Noturno

Uma outra grande novidade para este anos são as saídas noturnas do Trem das Montanhas Capixabas especialmente para o Festival de Inverno. Nos finais de semana, dos dias 20 e 21 e 27 e 28 de julho (sábados e domingos), o trem sairá da estação de Viana às 19h30, indo até o Vale da Estação, em Domingos Martins. Da estação até a cidade haverá uma van à disposição dos passageiros. A previsão é de que o trem retorne para Viana às 23 horas. Também será possível comprar o passeio de trem só de ida, e retornar de van, que está incluída no preço. Além do serviço de bordo oferecido normalmente, dentro do trem haverá apresentações musicais. Mais informações: Serra Verde Express - 2123-0229/2123-0228 - www.serraverdeexpress.com.br/montanhas/destinos

Confira a programação completa do festival.

Tania Mariano (Coordenadora) - imprensa@turismo.es.gov.br - (27) 9805-1308
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br