12/06/2013 15h39 - Atualizado em 27/01/2016 16h10

Final de semana tipicamente italiano em Alfredo Chaves

foto: Prefeitura de Alfredo Chaves
A Festitália valoriza a cultrua típica dos italianos.
Apresentações culturais, friozinho das montanhas capixabas, comida típica italiana e vinhos. Esta é a dica da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para curtir o final de semana na 20ª Festitália, que será realizada em Alfredo Chaves desta sexta-feira (14) e até domingo (16).

A Carretela Italiana abre as atividades nesta sexta-feira (14), a partir das 19h30, no Centro da cidade. Muito vinho e danças irão compor o desfile. Já nos demais dias, as atividades serão realizadas no Parque de Exposição Reginaldo Roque Giori.

Um dos momentos mais esperados do evento é o famoso torneio de mora, um jogo típico da Itália, realizado na língua oficial em diversas comunidades do município, que se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os contendores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela.

Além do torneio, shows com bandas italianas, missa, benção da polenta, homenagem aos nonos e show com a banda alfredense de música italiana - Gioco di Mora - darão continuidade a programação.

Durante o evento serão comercializados pratos típicos da cozinha italiana e apresentadas diversas engenhocas, como o polenta móvel, vinhocicleta e polentopéia, criadas especialmente para a festa.

A 20ª Festitália, que é organizada pela Associação Avêneta de Alfredo Chaves com apoio da Prefeitura, tem como foco evidenciar a cultura que ainda é preservada por diversas famílias no município. A festa é uma forma de homenagear os italianos que colonizaram a região a partir do ano de 1877 e que são responsáveis por 70% da descendência dos moradores.

Serviço:
20ª Festitália
De 14 a 16/06/2013 - Alfredo Chaves

Programação:
- Sexta (14) - Centro da cidade
19h30min- Carretela Italiana
21h- Show italiano com a banda Gioco Di Mora
23h- Show com Christian Sullywan
- Sábado (15) - Parque de Exposições
18h30min - Show com Paschoal e Fabrício
20h - Grupo de dança Granelli Del Monti
20h30min - Show italiano com a banda Gioco Di Mora