31/08/2012 11h49 - Atualizado em 27/01/2016 15h58

Fluxo turístico: aeroporto de Vitória bate recorde

O Espírito Santo recebeu número recorde de turistas no último mês. O fluxo de passageiros no aeroporto de Vitória cresceu 14,5% em relação ao período de janeiro a julho do ano passado. Isso significa um aumento de 5% acima da média nacional, que foi de 9,4%.

Até julho de 2011, o aeroporto Eurico Salles havia recebido 1.815.738 passageiros. Nos mesmo período deste ano, o número de passageiros chegou a 2.080.704. E isso não é pouca coisa: segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), com o indice de 9,4% o turismo interno brasileiro bateu o seu próprio recorde e ultrapassou a barreira dos 8 milhões de desembarques domésticos em julho.

"Esse crescimento mostra que o destino Espírito Santo está sendo cada vez mais procurado por turistas de todo o país. Nossos índices são maiores está acima da média nacional, a média mundial e a média de países como a China, por exemplo", comemora o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos.
 
Obras

Frente a essa crescente demanda, a Infraero tem realizado esforços para executar melhorias no atual terminal de passageiros, a fim de proporcionar mais conforto e mobilidade ao público e acompanhar o crescimento operacional. A ampliação do estacionamento de veículos já se encontra em etapa final de obras, visando ampliação do número de vagas e maior comodidade aos passageiros e usuários. Em breve o público do aeroporto Eurico Salles poderá dispor de um estacionamento mais amplo e funcional.

Também já estão em andamento mudanças na via pública da frente do terminal de passageiros, com a reordenação do fluxo, dos locais para desembarque e embarque de passageiros e usuários no meio-fio e da faixa de pedestres. Encontra-se também em desenvolvimento a instalação de uma nova fachada e de uma nova cobertura do meio-fio da frente do terminal, que vai oferecer proteção contra chuva na saída do desembarque.

Até o final de 2012, também terá início uma ampla obra de modernização do atual terminal de passageiros, que até 2014 contará as seguintes melhorias, dentre outras:
- 10 novos balcões de check-in;
- ampliação da Sala de Embarque;
- nova iluminação interna;
- novo piso;
- novo forro no teto;
- Novo sistema de refrigeração (ar condicionado);
- Nova Praça de Alimentação.

Todas essas ações não substituem os esforços da Infraero para que sejam retomadas as obras de construção do novo aeroporto de Vitória, um dos projetos prioritários da empresa. As obras da nova Torre de Controle já foram retomadas no segundo semestre de 2011, enquanto as obras do novo edifício do Corpo de Bombeiros foram retomadas em maio de 2012.

O planejamento da Infraero prevê também a retomada, ainda em 2012, das obras de construção da nova pista de pousos e decolagens e, no futuro próximo, do novo Terminal de Passageiros, com conclusão em duas etapas, uma em 2015 e uma 2016. O novo Terminal de Passageiros será adequado para atender à demanda nos horizontes operacionais de 2016 (5.500.000 passageiros/ano) e 2020 (7.400.000 passageiros/ano).

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Setur
Tel.: (27) 3636-8006
Tania Mariano (Coordenadora) - (27) 9805-1308
imprensa@turismo.es.gov.br
Mateus Cordeiro - mateus.cordeiro@turismo.es.gov.br
Thais Tonini - thais.estagiaria@turismo.es.gov.br
www.descubraoespiritosanto.es.gov.br
Twitter: @turismo_es
Facebook: Turismo Espírito Santo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard